Windows Lite – Parece que o Chrome OS está prestes a ter um rival

Parece que a Microsoft está a trabalhar afincadamente num rival, para o cada vez mais popular Chrome OS da Google, denominado de Windows Lite, ou quiçá… Apenas ‘Lite’.

Se por acaso este nome não lhe é estranho, é porque a Microsoft está a tentar entrar neste carrossel há muitos anos! Lembra-se do Windows RT, Windows 8 e Windows 10 S? Tudo tentativas de ‘matar’ os Chromebook… Com muito pouco sucesso diga-se de passagem.

Curiosamente, parece que o Windows Lite opera de forma bastante similar ao Windows 10 S, executando apenas software Universal Windows Platform e Apps ‘Progressive Web’. No entanto, parece que existem algumas modificações! Parece que a Microsoft está a adaptar a sua receita para tentar ter algum sucesso no mercado.

Windows Lite

Afinal de contas, existem algumas referências a este Sistema Operativo ‘Lite’ nas mais recentes builds ‘Windows Insider’ e SDKs. Algo que acaba por revelar um pouco daquilo que a Microsoft está a planear fazer com o SO.

Em suma, parece que este Sistema Operativo não irá ser posto no mercado para o utilizador convencional… Nem sequer foi concebido para o mercado empresarial ou de servidores… A ideia é utilizá-lo apenas em em aparelhos ‘leves’ e ‘sempre ligados’!

E por isso, a Microsoft também irá diferenciar este Windows, ao implementar uma interface completamente diferente.

Aliás, os mais recentes leaks/rumores sugerem que o nome nem sequer irá ser Windows! Ou seja, a Microsoft está a tentar criar algo realmente novo e único, que poderá dar o primeiro ar de sua graça no ‘Project Centaurus’… Uma versão significativa maior do Surface Phone que tanto ouvimos falar no início do ano.

Contudo, o Surface Phone (Project Andromeda), não foi cancelado, e poderá chegar ainda ao mercado algures em 2019 ou 2020.

Dito tudo isto, ainda não sabemos grande coisa acerca do novo Sistema Operativo, nem sequer sabemos quando iremos receber mais novidades… O melhor a fazer é mesmo ficar atento! Porque na Internet, está mais do que visto, não é possível guardar segredos durante muito tempo.

Fonte