Windows já tem uma funcionalidade exclusiva para ARM!

Há alguns dias atrás, falámos do Microsoft Auto Super Resolution (ASR), uma nova tecnologia que tem como grande foco melhorar a performance em jogo, e que claro, tem como base algoritmos de Inteligência Artificial.

É exatamente por isso que vai estar disponível apenas em PCs IA Copilot+. Mais concretamente, os computadores que estão agora a chegar ao mercado a ter como base processadores Qualcomm Snapdragon X Elite.

Windows já tem uma funcionalidade exclusiva para ARM!

Portanto, como já deve ter percebido, o ecossistema Windows está a mudar de uma forma incrível em 2024, naquilo que é uma espécie de repetição ao que aconteceu com a Apple em 2019 e 2020, altura em que a gigante Norte-Americana disse adeus aos processadores Intel, para apostar de forma exclusiva nos seus próprios processadores, baseados na arquitetura ARM.

No lado do Windows, a aposta não vai ser exclusivamente feita em processadores ARM, sendo esperado que a AMD e Intel continuem a dominar o mercado nos próximos tempos. Ainda assim, fica a ideia de que o paradigma está a mudar. Ou melhor, que a AMD e Intel têm de começar a correr atrás do prejuízo.

Afinal, o Microsoft ASR será lançado inicialmente apenas em dispositivos Windows Arm, especificamente os equipados com o Snapdragon X Elite SoC.

Desta forma, o Snapdragon X Plus está excluído. Mas, mais importante que isso, todas as plataformas x86-64 (Intel ou AMD) estão também excluídas.

Claro que, por enquanto, isto não significa que a Microsoft vai meter a antiga arquitetura x86 de lado. Ou seja, o ASR vai eventualmente chegar às restantes plataformas. Até porque a Intel, AMD e NVIDIA, todas elas têm uma tecnologia similar (FSR, xeSS ou DLSS).

Ainda assim, é estranho ver a Intel e a AMD a ficarem para um segundo plano.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados