Há alguns dias atrás, falámos do Microsoft Auto Super Resolution (ASR), uma nova tecnologia que tem como grande foco melhorar a performance em jogo, e que claro, tem como base algoritmos de Inteligência Artificial.
É exatamente por isso que vai estar disponível apenas em PCs IA Copilot+. Mais concretamente, os computadores que estão agora a chegar ao mercado a ter como base processadores Qualcomm Snapdragon X Elite.
Windows já tem uma funcionalidade exclusiva para ARM!
Portanto, como já deve ter percebido, o ecossistema Windows está a mudar de uma forma incrível em 2024, naquilo que é uma espécie de repetição ao que aconteceu com a Apple em 2019 e 2020, altura em que a gigante Norte-Americana disse adeus aos processadores Intel, para apostar de forma exclusiva nos seus próprios processadores, baseados na arquitetura ARM.
No lado do Windows, a aposta não vai ser exclusivamente feita em processadores ARM, sendo esperado que a AMD e Intel continuem a dominar o mercado nos próximos tempos. Ainda assim, fica a ideia de que o paradigma está a mudar. Ou melhor, que a AMD e Intel têm de começar a correr atrás do prejuízo.
Afinal, o Microsoft ASR será lançado inicialmente apenas em dispositivos Windows Arm, especificamente os equipados com o Snapdragon X Elite SoC.
Desta forma, o Snapdragon X Plus está excluído. Mas, mais importante que isso, todas as plataformas x86-64 (Intel ou AMD) estão também excluídas.
Claro que, por enquanto, isto não significa que a Microsoft vai meter a antiga arquitetura x86 de lado. Ou seja, o ASR vai eventualmente chegar às restantes plataformas. Até porque a Intel, AMD e NVIDIA, todas elas têm uma tecnologia similar (FSR, xeSS ou DLSS).
Ainda assim, é estranho ver a Intel e a AMD a ficarem para um segundo plano.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!