Sabia que o Windows tem um ecrã cor-de-rosa da morte?

O erro do Ecrã Cor-de-Rosa da Morte (PSOD) é quase idêntico ao erro do Ecrã Azul da Morte (BSOD) no Windows. Na prática é também um erro frustrante do computador que ocorre quando o Windows falha no arranque. Normalmente acontece quando algo corre mal com o hardware, como uma motherboard defeituosa, memória RAM estragada ou sobreaquecimento da placa gráfica, ou até mesmo cabos de computador soltos. Se também está a ter problemas com o erro cor-de-rosa no Windows vamos dizer-lhe como pode resolver.

Sabia que o Windows tem um ecrã cor-de-rosa da morte?

O Ecrã Rosa da Morte (PSOD) ocorre quando o sistema operativo Windows falha no arranque ou quando um programa faz com que o computador encrave e apresente um ecrã cor-de-rosa brilhante. As causas podem ser numerosas, desde controladores gráficos desatualizados a erros de hardware e até a ficheiros corrompidos do sistema.

Se a cor do seu ecrã mudar subitamente para rosa e aparecer um código de erro, não precisa de se preocupar. Isto porque lhe vamos revelar algumas soluções.

Reinicie o seu computador

Se estiver a ver um ecrã completamente cor-de-rosa no computador, o primeiro passo que deve tentar é reiniciar o computador. Reiniciar pode corrigir frequentemente o problema do ecrã cor-de-rosa de uma só vez.

Windows erro cor-de-rosa

Se estiver num portátil, pode reiniciá-lo premindo e segurando o botão de alimentação até se desligar e, em seguida, pressioná-lo novamente para ligar o portátil.

Se estiver a utilizar um PC, pode reiniciar o sistema premindo o botão Reiniciar no computador. Uma vez feito, verifique se um reinício rápido corrige o erro do ecrã cor-de-rosa e traz tudo de volta ao normal antes de passar para algo mais avançado. No entanto, se um reinício rápido não resultar, poderá ter de tentar alguns passos adicionais.

Se fez overclock então reverta

Overclock significa fazer ajustes nos componentes do sistema, como o processador e a memória, para aumentar as suas velocidades para além das especificações do fabricante. Embora proporcione um ligeiro aumento no desempenho, pode levar a um aumento da temperatura e até mesmo danificar os componentes do sistema se não for feito corretamente. Neste caso, deve inverter o overclocking ou desfazer tais modificações para evitar mais problemas.

Windows erro cor-de-rosa

Verifique a temperatura do computador

O desempenho do computador pode ser impactado negativamente pelo sobreaquecimento, o que também pode causar o problema do ecrã cor-de-rosa. Portanto, é crucial evitar que o seu computador sobreaqueça. Para manter o computador a funcionar sem problemas, é importante verificar regularmente a temperatura do seu sistema e tomar medidas para o arrefecer quando necessário.

cpu, processador, motherboard

Atualize os controladores da placa gráfica

Os drivers da placa gráfica são muito importantes porque ajudam a ligar a sua placa gráfica ao sistema operativo e a funcionar em conjunto em sincronização. É por causa do controlador que pode executar e ver facilmente diferentes programas e jogos Windows no seu computador.

radeon, amd, rx 6000

Infelizmente, se o seu computador tiver uma versão antiga do controlador poderá testemunhar alguns erros indesejados do Windows, como o Ecrã Cor-de-Rosa da Morte.

Verifique o estado da memória

A Ferramenta de Diagnóstico de Memória é uma ferramenta útil do Windows para identificar e resolver quaisquer problemas relacionados com a RAM do seu computador. Isto ajudará a garantir que o seu sistema está a funcionar como deveria e pode alertá-lo para quaisquer potenciais problemas de memória.

Abra a pesquisa e comece a escrever diagnóstico. Depois é só dar um clique do lado direito onde diz Abrir.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados