Muitas das vezes o nosso computador começa com alguns problemas que não são resolvidos de mais forma nenhuma a não ser com uma formatação ou reinstalação do Windows. No entanto quando o Windows está acabado de instalar há algumas coisas de que não se pode esquecer. Isto se quiser recuperar a velocidade que tinha quando comprou o computador e jogou os primeiros títulos. Assim vamos olhar para aquilo de que não se pode mesmo esquecer e as coisas que tem mesmo de fazer.
Windows acabado de instalar? Então não se esqueça disto!
Quanto tem um Windows acabado de instalar é óbvio que deve colocar todas as aplicações com que trabalha. No entanto, isto não é suficiente. Isto porque o que faz com que todo o sistema operativo funcione bem são os controladores e eles merecem muito a sua atenção.
Drivers da placa gráfica
É verdade que o Windows 11 e o Windows 10 já vêm, praticamente, com tudo aquilo de que o nosso computador necessita. Mesmo ao nível dos drivers. No entanto, apesar de existirem coisas em que não deve mexer, noutras é importante que instale os drivers certos.
No que diz respeito à placa gráfica é mesmo algo que tem mesmo de fazer. Dito isto, convém sempre descarregar os controladores a partir do site do fabricante, quer se trate de uma placa gráfica Nvidia, AMD ou Intel. É que só eles vão garantir o melhor desempenho. Para além disso adicionam na maioria dos casos alguns utilitários que ajudam a tirar ainda mais partido da placa gráfica.
Atualizações do Windows
Em algumas versões pode ser necessário descarregar todas as atualizações de sistema após a instalação. Assim este é outro dos passos do qual não se deve mesmo esquecer. Por muito que seja demorado é algo realmente importante e até poderá ser feito antes da instalação dos controladores gráficos.
Controladores da motherboard
De uma forma geral é sempre boa ideia instalar os controladores do próprio fabricante da motherboard. A maioria deles, dependendo da marca, disponibilizam uma app que permite descobrir tudo o que temos no nosso computador e atualizam o que é necessário. No entanto, para algumas pessoas isto é um processo mais complexo do que instalar os drivers da placa gráfica. Dito isto, se tudo parece está a funcionar bem e lhe parece que isto pode ser um pouco complicado para si, pode ignorar esta instalação. Se por outro lado se quer aventurar só tem de saber qual o fabricante da sua motherboard e procurar pela aplicação que permite fazer a atualização dos componentes.
Aplicações
Não existe uma ordem específica para seguir na instalação de aplicações. No entanto deve dar especial atenção as que são mais necessárias. Dito isto, é boa ideia instalar logo o Office e aqueles programas base de que não dispensa no dia a dia.
Programas de limpeza do computador
Quando acaba de instalar o seu computador deixe estes programas de parte. Sobretudo porque existem muitos que fazem mais mal do que bem. É verdade que numa ocasião ou outra beneficiamos daquelas apps que limpam o registo do Windows ou nos livram de lixo que temos no sistema. No entanto a verdade é que até conseguimos fazer a maioria das coisas com o próprio sistema operativo sem termos de recorrer a software adicional. Assim é boa ideia deixar isso de parte. Pelo menos, para já!
Antivírus
Ao nível do antivírus é verdade que se trata de aplicações que dão ainda mais segurança ao computador. Sobretudo porque a maioria deles têm sistemas acrescidos de proteção. No entanto quem faz uma utilização mais básica do computador e até tem alguns cuidados o Windows Defender funciona muito bem. Assim não tem de estar a instalar quaisquer aplicações adicionais que podem ter um impacto no desempenho do computador.