(Windows) “Abrir como administrador” – Afinal, o que é isto?

Certamente que já se viu obrigado a usar a funcionalidade ‘Run as Administrator’ ou em bom português ‘Abrir como Administrador’ uma vez ou outra. Ou porque o programa estava a teimar em não abrir, ou porque teve de entrar em alguma parte do sistema operativo mais crítica.

Ainda assim… Será que sabe ao certo o que é o ‘Run as Administrator?’

Pois bem, vamos tentar perceber o que se passa por debaixo do capô, quando selecionamos esta opção. E claro, qual é a necessidade da existência da funcionalidade.



Run as Administrator

Portanto, se chegou a usar o Windows XP, sabe que na passagem para o Vista tivemos de dar as boas vindas ao ‘User Access Control’. Uma funcionalidade de segurança que provavelmente conhece melhor pelo aviso chato que aparece quando tenta abrir uma aplicação que possa precisar de acessos elevados. É algo que aparece sempre que tentar fazer uma instalação, caso não tenha mexido no painel de controlo.

Isto tem uma razão de ser, é que quando entra na sua conta no Windows, recebe um ‘token’ que o irá identificar dentro do próprio sistema. Ou seja, os privilégios que irá ter naquela sessão, como os direitos de leitura/escrita no sistema de ficheiros e claro, permissões de execução de programas.

Além disto, temos ainda informação quanto à integridade do SO, que o Windows utiliza para determinar a confiança em ficheiros, chaves de registo, etc…

Assim, o User Access Control (ou Mandatory Integrity Control) irá dar ao utilizar um de seis nível de integridade:

  • Não Confiável
  • Baixo
  • Médio
  • Alto
  • Sistema
  • Confiança para instalação

Por defeito, qualquer utilizador irá ter o nível Médio de integridade, que é o máximo que poderá ter para abrir ficheiro executáveis sem acesso via credenciais administrativas.

Então, quando carrega num ficheiro ou programa com o botão direito do rato, e escolha ‘Abrir como Administrador’, o Sistema Operativo irá oferecer uma Token administrativa àquele processo (mas só a este). O que lhe irá oferecer um nível de integridade dentro do Windows bastante mais alto. (De forma a que este processo consiga aceder a outros ficheiros que de outra maneira seria impossível.)

Em suma, é uma funcionalidade concebida apenas e só para lhe proteger e salvaguardar os ficheiros. (Tanto os seus como os do Windows).


(Windows) “Abrir como administrador” – Afinal, o que é isto? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Informação retirada do TechSpot, leia o especial do site aqui. (Irá encontrar muito mais informação, sobre como abrir, o porquê de abrir, etc…)

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário