O Windows 12 ainda não foi oficializado, mas vamos ser 100% honestos, a Microsoft já não consegue convencer ninguém que não está a trabalhar num novo Sistema Operativo. Porém, enquanto o Windows 11 foi simples evolução face ao ‘velho’ Windows 10, tudo indica que o Windows 12 vai ser um animal completamente diferente.
O que muda? Vamos tentar perceber!
Windows 12: Vai ser uma realidade! Mas o que muda?
Portanto, antes de mais nada, tudo indica que o Windows 12 vai ser um sistema operativo muito mais modular, com cada componente a ‘viver’ na sua própria partição. Isto significa atualizações mais simples, com menos consequências, e claro, mais rápidas. Além disto, a Microsoft também está novamente a planear levar o seu SO para outro tipo de aparelhos, aproveitando esta nova estratégia modular, para conseguir adaptar muito melhor o software a cada máquina.
Ou seja, esta estratégia vai permitir à Microsoft baixar o nível de exigência do Windows em cada máquina, adaptando-o ao hardware existente. Mais concretamente, apenas as máquinas mais poderosas vão conseguir utilizar a versão ‘100%’ do Windows 12, enquanto máquinas menos poderosas vão receber percentagens mais baixas, dependendo da sua capacidade. Isto vai também possibilitar à Microsoft acabar com os requisitos de instalação, que deram tanto de falar com o Windows 11.
Isto é também uma excelente forma de modernizar o software, algo que a Microsoft tentou fazer com o Windows 10X durante os tempos da pandemia, mas acabou por desistir do projeto, para integrar as partes mais importantes no Windows 11.
Além de tudo isto, é esperado que o Windows 12 venha equipado com vários tipos de funcionalidades IA, tendo o ChatGPT como base. Algo que já andamos a ver em vário software Microsoft, como o Office, Teams, Edge, etc…
O que acha de tudo isto? Acha que faz sentido lançar uma nova versão do Windows 12? Especialmente se vier com grandes diferenças face ao 10 e ao 11? Ou vai ser mais do mesmo, e já começa a ser demasiado confuso para o mercado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!