Windows 11: primeira versão beta disponível! Descarregue já

Passou cerca de um mês desde que a Microsoft anunciou o Windows 11. Entretanto quase logo a seguir os Insiders tiveram direito à versão Preview no canal Dev. Depois foi revelado que a primeira versão beta, muito mais estável e com várias novidades ia chegar em Julho. Dito isto e pouco antes do mês acabar aqui está a primeira versão beta do Windows 11!

Mas o que é isto de versões Dev e versões Beta? Bem, a Microsoft lança versões no canal Dev com ainda várias coisas por corrigir. Entretanto quando estão prontas para serem lançadas para o público, coloca-as no canal beta.

Há muitas coisas novas no Windows 11 e se descarregarem hoje a versão beta vão muito com que se entreter.

Como descarregar agora mesmo o Windows 11 versão beta? 

No menu de pesquisa comecem a escrever Windows Insider como revela a imagem abaixo. Depois em Definições do Programa Windows Insider clique em Abril.

Windows 10 21H1 instalar, descarregar o Windows 11

A seguir na janela que surgir carregue em introdução

Windows 10 21H1 instalar

Depois carregue na opção ligar a uma conta. Entretanto, a seguir deverá escolher qual a conta que pretende associar.

Entretanto deve ser a conta que utilizou para aderir ao programa Windows Insider. Assim pode ver mais abaixo como o pode fazer. Quando lhe for pedido para escolher um canal escolha o Canal Beta. Estão dados todos os passos para aceder mais rápido às últimas novidades e poder instalar o Windows 11.

A seguir terá de reiniciar o computador. Depois visite a página do Windows Update e verifique a existência de atualizações. Aí o Windows 11 vai aparecer e é só descarregar o update e instalar.

O que vamos encontrar de novo?

Há muita coisa nova no Windows 11, sobretudo ao nível do design. Curiosamente a maioria das alterações estão na barra de tarefas. De entre as novidades há umas mais estéticas e outras que têm como objetivo facilitar a nossa vida.

Menu Iniciar

Desde o Windows 95 que a Microsoft posicionou sempre o menu Iniciar do lado esquerdo na barra de tarefas. O menu e os ícones que dão um acesso rápido às aplicações. Ora no Windows 11 o botão iniciar e os ícones estão centrados por defeito. É verdade que ainda os podemos alinhar à esquerda. No entanto, esta é uma abordagem que resulta sobretudo quando utilizamos o novo sistema operativo em equipamentos touch.

Definições Rápidas são outras das novidades na barra de tarefas do Windows

Para além desta novidade temos agora um botão de definições rápidas. É algo que faz lembrar muito o centro de controlo do macOS. Através dele podemos alterar rapidamente o volume, o brilho, ativar o modo de avião, o modo de poupança da bateria e muito mais. Temos também uma roda dentada que nos dá um acesso rápido às definições de sistema. Entretanto podemos também personalizar o que surge neste ecrã. Basta darmos um clique no símbolo do lápis. Depois é só usarmos o botão add para adicionar ou remover componentes. Tudo muito prático.

windows 11 barra de tarefas
À esquerda temos as definições no macOS e à direita no Windows 11

Posição da barra

Já não é possível alterarmos a posição da barra. Lembro que no Windows 10 podíamos arrastá-la com facilidade para qualquer um dos cantos e até para o topo. Agora fica sempre presa à parte inferior e não é preciso movê-la.

Ícones

É verdade que no Windows 10 os nomes associados aos ícones estavam escondidos por defeito. No entanto, era possível ativá-los. Agora já não. Temos apenas os ícones e sinceramente acho que resulta muito melhor.

Redimensionar a barra

No Windows 10 era possível arrastar a barra tornando-a maior ou mais pequena. No Windows 11 não há como mudar o tamanho. De facto, uma vez que os ícones na barra até já nem têm nome e com os monitores cada vez maiores, redimensionar deixou de ser uma necessidade. No entanto, insistir em colocar os ícones para várias aplicações na barra e ela encher, vão começar a aparecer empilhados. É uma abordagem que a Apple tem na barra do macOS.

Notificações nos ícones na nova barra de tarefas do Windows 11

No Windows 11 a barra de tarefas passou a ter ícones com notificações. Isto é mais uma coisa importada do mundo Apple. Assim conseguimos ver, por exemplo, se temos mensagens não lidas em alguma aplicação. É sem dúvida muito útil e fazia muita falta.

Windows barra de tarefas
Em cima a barra no novo Windows 11. Em baixo a barra do macOS. Ambas com notificações nos ícones.

Mostrar ambiente de trabalho

O botão se assim lhe quisermos chamar que permite mostrar o ambiente de trabalho é agora uma pequena linha. De facto, não precisamos de nada a ocupar muito espaço.

Notificações escondidas

Agora as notificações estão escondidas dentro de uma pequena seta localizada na barra de tarefas.

Mas há outros pormenores interessantes. Por exemplo, já não há uma barra de pesquisa na barra nem um botão Cortana. Também não está presente um botão para dar acesso às notícias e interesses. Isto devido à presença do botão widgets.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!