O Windows 11 (e qualquer versão mais antiga do Windows) não permite que mais do que uma aplicação de câmara aceda à mesma. Isto a menos que utilize uma aplicação de terceiros que crie uma configuração de câmara virtual. Esta situação será alterada numa futura versão do Windows 11, a versão 24H2, que adiciona uma funcionalidade opcional que permite o acesso de várias aplicações à webcam.
Windows 11 versão 24H2 chega com uma novidade na webcam!
Mas porque é que o Windows não permite o acesso da câmara a várias aplicações? Na verdade, isso não tem nada a ver com privacidade. Como refere o site WindowsLatest isto está relacionado com a forma como o Windows lida ou lidou com APIs de captura de vídeo no passado.
Na altura em que o Windows não era tão potente não era fácil partilhar uma câmara entre duas ou mais aplicações, uma vez que isso tornava tudo mais lento. Outro desafio era o facto de as aplicações poderem não concordar com as definições, como o brilho ou outra qualidade de vídeo.
Para manter as coisas simples, a Microsoft criou uma regra simples: Quando uma aplicação como a câmara predefinida do Windows está a utilizar a câmara, nenhuma outra aplicação pode utilizá-la ao mesmo tempo.
Alguns programadores descobriram uma solução alternativa mas à custa do desempenho.
Mesmo na versão mais recente do Windows 11 com a aplicação de câmara actualizada, se partilhar o acesso à câmara com outra aplicação, não poderá utilizar a câmara predefinida.
A Microsoft está finalmente a alterar este comportamento com a atualização 2024 do Windows 11.
Nas novas versões de pré-visualização do Windows 11 24H2, a Microsoft adicionou suporte para “câmara multi-app”, que aparece quando se clica no novo botão “definições avançadas da câmara”.
Isto permite que várias aplicações de vídeo acedam à câmara ao mesmo tempo.
A Microsoft avisa que a ideia da “câmara multi-app” tem algumas limitações. Depois de a ativar, as definições da câmara, como o brilho, só podem ser ajustadas a partir desta página de definições específica.
Esta não é a única novidade nas definições da câmara do Windows 11. Outra nova funcionalidade permite-lhe depurar problemas da câmara ao ativar um modo básico de transmissão da câmara.
Para quem não sabe, o áudio também funcionava da mesma forma, em que apenas uma aplicação podia utilizar o microfone/altifalante de cada vez. O Windows acabou por melhorar isto para várias aplicações e hardware. No entanto esse não foi o caso das câmaras, onde o Windows 11 ainda se mantém fiel à regra antiga.