Medir a velocidade da Internet vai ficar mais simples para quem usa Windows 11. Isto porque, segundo o que foi descoberto nas versões Insider, existe uma nova opção escondida que permite fazer um teste de velocidade diretamente a partir da barra de tarefas, sem precisar de sites ou apps externas.
Ou seja, está na altura de dizer adeus a sites como o speedtest.net.
Como vai funcionar?
A novidade surge no menu de contexto do ícone de rede (clicar com o botão direito) e também nas definições rápidas do Wi-Fi. Ao selecionar “Speed Test”, abre-se automaticamente a ferramenta no navegador predefinido, mostrando os resultados.
Ou seja, no fundo, não é uma aplicação totalmente integrada no sistema, mas sim um atalho prático. A grande vantagem é poupar tempo e evitar a ida a sites de terceiros sempre que há dúvidas sobre se estamos a receber a velocidade contratada.
Mais novidades a caminho!
Este teste de velocidade é apenas uma das várias pequenas melhorias que a Microsoft está a preparar para o Windows 11. Porque, vamos de facto ver uma boa transformação que pode mudar o SO aos olhos de muito boa gente.
Entre elas, estão um menu Iniciar mais personalizável e um modo dedicado para consolas portáteis de gaming, como o ROG Ally.
Curiosamente, estas novidades estão a ser desenvolvidas fora das grandes atualizações semestrais (como a 25H2) e deverão chegar aos utilizadores assim que estiverem estáveis, através de updates cumulativos.
Quando chega?
Por enquanto, a funcionalidade está escondida nas builds Insider dos canais Dev e Beta. Ou seja, ainda não existe anúncio oficial pela parte da Microsoft. Dito isto, a expectativa é que comece a chegar a todos os utilizadores de Windows 11 nas próximas semanas. Ou mais tardar meses.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!