A Microsoft está prestes a relevar o seu novo Windows 11, o que também significa uma mudança na estratégia da gigante Norte-Americana, que no passado afirmou (mais que uma vez), que o Windows 10 seria o derradeiro SO da empresa.
No entanto, apesar de todos os ‘leaks’ mostrarem algumas mudanças a nível visual, a verdade é que os utilizadores ainda não estão convencidos. Será isto um Windows 11, ou é mais um Windows 10.5? Ou seja, um Windows 10 com uma atualização visual em cima?
Windows 11 ou Windows 10.5? A Microsoft tem de nos convencer!
Portanto, como deve saber, já tivemos acesso a vários ‘leaks’, e até a uma versão inacabada do novo Windows 11. Por isso, vamos ter um novo Menu Iniciar, cantos arredondados em toda a interface, bem como outras mudanças visuais bastante interessantes. No entanto, é inevitável pensar que isto é apenas o Windows 10 com uma pintura diferente em cima.
Ou seja, é aqui que a Microsoft tem de se concentrar! Nas mudanças que foram feitas debaixo do capô. Sim, os utilizadores gostam de olhar para coisas bonitas, mas sabem o que gostam ainda mais? De performance, e de funcionalidades realmente desejáveis, e claro, inovadoras.
A maioria das mudanças do Windows 11, parecem ter sido copy-paste do Windows 10X!
Verdade seja dita, parece que este lançamento do Windows 11 não é mais do que um aproveitar de tudo aquilo que foi feito no 10X. Um Sistema Operativo originalmente pensado para aparelhos com dois ecrãs, e que com o impacto da pandemia, foi adaptado para ser um rival ao Chrome OS.
Curiosamente, há 2 meses atrás, este SO acabou por ser cancelado… Ou não. Visto que o que deverá ter acontecido, foi a decisão de mudar toda a estratégia à volta do Windows para desktop, aproveitando muito do trabalho feito nesta versão ‘X’.
Por isso, esperemos que o Windows fique mais rápido, mais eficiente, e que realmente aposte naquilo que a Microsoft tem de bom. Onde claro está, temos de falar do ecossistema Xbox. Sim, a Xbox Game Bar e Xbox App foram boas adições, mas ainda há muito trabalho a ser feito para realmente dizer-mos que o PC faz parte da grande aposta da Microsoft no mundo dos videojogos. Afinal de contas, o PC Gaming continua a ser dominado pela Steam e Epic Games Store.
O Windows 11 precisa de descomplicar!
O Windows tem evoluído bastante ao longo dos anos. Isto é óbvio. No entanto, a verdade é que ainda existe muita coisa que os utilizadores têm medo sequer de tocar. Como é o Registry, onde pode ter acesso à grande maioria das funcionalidades do Windows.
A Microsoft tem de saber limpar as ‘entranhas’ do seu sistema operativo. De forma a levar o OS às massas.
Entretanto, fique atento aos anúncios da Microsoft. Afinal de contas, o anúncio vai acontecer HOJE.
Ademais, o que quer do novo Windows? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!