Windows 11 tem uma nova app para calibrar o HDR

É verdade que neste momento o grande destaque da Microsoft é a nova atualização para o Windows 11, a versão 2022. Por bons e por maus motivos. No entanto, há mais coisas a serem lançadas e que são transversais a todo o Windows 11 e não só a esta versão. E de facto, é algo que pode dar muito jeito. Dito isto, saiba que o Windows 11 tem uma nova app para calibrar o HDR.

Windows 11 tem uma nova app para calibrar o HDR

Esta novidade foi anunciada pela primeira vez em fevereiro. Nessa altura a Microsoft disse que traria para o Windows a funcionalidade de Calibração de Jogos HDR da Xbox.

A aplicação Windows disponibiliza três padrões principais de teste. Neles estão incluídos aqueles que permitem determinar os detalhes visíveis mais escuros, os detalhes mais brilhantes e o brilho máximo do seu ecrã. Lembro que tudo isto se baseia nas recomendações do HDR Gaming Interest Group (HGIG). Além disso, a Microsoft adicionou outra funcionalidade que oferece controlo total sobre a saturação de cores.

Windows 11 calibrar HDR

A Microsoft diz que calibrar o seu ecrã garantirá que obtém a experiência de visualização ideal para o conteúdo de HDR e ajudará a evitar efeitos de clipping.

- Advertisement -

Assim existem duas formas de lançar a aplicação de calibração do Windows HDR. Uma é descarregar a aplicação da Microsoft Store aqui e a outra é lançá-la a partir de Definições > Sistema > Ecrã > HDR > calibração do ecrã HDR. No entanto, esta última é aparece apenas aos Windows Insiders.

Entretanto se estiver a enfrentar problemas com a calibração HDR, certifique-se de que tem um ecrã HDR e cumpre os requisitos mínimos. Também é importante saber que a aplicação não funciona no Windows 10 e que o ajuste de saturação de cores também não funciona em todas as placas gráficas. Entretanto também pode optar por enviar o feedback diretamente para a Microsoft através do botão de feedback dedicado no canto superior direito do menu principal da aplicação.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.