O Windows 11, apesar de todas as questões relacionadas com as especificações e requisitos mínimos, continua a ser uma versão muito procurada pelos utilizadores. De facto, os números de utilização são uma verdadeira surpresa! Mas se as coisas até já estão boas, elas vão ficar ainda muito melhores! É que a Microsoft está a preparar muitas novidades este ano para o Windows 11 e por este motivo esta é eventualmente a melhor versão de sempre. Ou seja, em breve a questão qual a melhor versão do Windows será facilmente respondida.
Windows 11 prepara-se para ser a melhor versão de sempre!
Quando nos lembramos das melhores versões do Windows ao longo dos tempos lembramo-nos do Windows XP e do Windows 7. No entanto, o próximo sistema operativo a estar nesta lista pode ser mesmo o Windows 11.
As coisas, apesar da questão dos requisitos, começou bem para o Windows 11. Por estar bastante estável (talvez por ter limitado as características técnicas onde pode correr) e rápido está a cativar os utilizadores. Mas nos próximos tempos as coisas vão ficar ainda melhores. Isto porque vão chegar ainda mais melhorias em termos de velocidade, sobretudo a pensar nos jogos, atualizações, na interface e no funcionamento.
Velocidade: algo importante quando se quer conquistar a designação de melhor versão do Windows
A grande aposta da Microsoft para 2022 no que diz respeito ao Windows 11 é velocidade, ou se preferirem, desempenho. Claro que parte disto será feito a pensar nas questões de privacidade, mas não só. Uma grande componente do Windows são também os jogos. Sobretudo com o XBOX Games Pass que nos permite jogar todos os grandes títulos da XBOX no PC.
Assim é mesmo preciso garantir a máxima velocidade neste sistema operativo. Isto é mais uma prova que ao contrário do que em muitas alturas aconteceu com o Windows 10, o Windows 11 está muito mais orientado para os consumidores finais. Ou seja não é só empresas. Isto, para mim, foi uma das melhores decisões da Microsoft.
Atualizações
As atualizações vão sofrer várias alterações no Windows 11. Nas versões preview do Windows 11 a Microsoft adicionou uma novidade chamada Update Stack Packages. Ao contrário das atualizações normais, estas incluem uma coleção de melhorias críticas e componentes que vão tornar os vários lançamentos de updates para o Windows menos disruptivos.
não há informações detalhadas acerca da forma como estes pacotes de atualização vão funcionar. No entanto, podem patrocinar uma utilização mais modular. Ou seja, num momento chegam updates que melhoram aspetos relacionados com o design. Noutra correções para a app definições. Depois melhorias na barra de tarefas e por aí fora.
Estes pacotes chegam automaticamente fora dos lançamentos normais. Os utilizadores vão perceber que eles foram instalados quando verificarem os updates.
Quando é que chegam estes pacotes especiais?
À partida será antes dos updates mensais ou dos denominados feature updates. Eventualmente vão ajudar a garantir também que o computador está preparado para receber as atualizações e vai continuar estável.
Os Stack Packages estão limitados a um pequeno conjunto de updates. No entanto, no futuro tudo deverá mudar. De facto até é provável que este tipo de updates substituam as atualizações mais tradicionais. Teremos assim um sistema que garante menos falhas.
Os Update Stack Packages estão disponíveis através do Windows Update tal como as atualizações cumulativas. Tudo isto está disponível em definições > Windows Update.
Interface
A Microsoft tem estado a ouvir os utilizadores e como tal tem vindo a fazer pequenas alterações na interface baseadas no feedback que tem vindo a receber. A ideia é que em alguns aspetos exista uma maior aproximação do Windows 10. Pelo menos no caso da barra de tarefas. Quanto ao resto o objetivo principal é garantir a consistência entre todos os elementos do sistema operativo.
Neste momento ainda existem algumas inconsistências. O gestor de tarefas é uma delas. Temos uma interface muito moderna no novo Windows mas depois temos coisas bastante antigas.
Embora ainda não esteja finalizado o novo gestor de tarefas dá-nos uma ideia daquilo que vamos poder encontrar. Como acontece com outras apps do Windows 11 parece que temos muitos componentes de design do WinUI, incluindo os efeitos Mica. Entretanto, a interface que contava com os antigos separadores na parte superior tem agora uma barra na parte esquerda da app.
De resto não temos muito mais coisas a funcionar. As estatísticas, por exemplo, ainda não mostram valores reais.
É muito bom vermos que a Microsoft continua interessada em substituir todos os elementos de design antigos. Isto para não termos, em alguns casos, uma experiência mista como acontecia no Windows 10.
Apesar desta app ainda não estar disponível há outras que já estão e que tiveram direito ao mesmo tratamento.
A Microsoft ouviu aquilo que os utilizadores foram pedindo ao longo dos anos. Dito isto e logo à partida lançou o novo Notepad que se adapta às preferências do tema escolhido para o sistema. Ou seja, agora suporta tanto o modo claro normal como dark mode. Por defeito, respeita as nossas preferências mas para quem gosta de fazer a personalização app a app temos uma secção onde podemos mudar o tema e o estilo das fontes.
Para além disso, o novo Notepad possui muitas alterações visuais de modo a integrar-se no design do Windows 11. Assim destacam-se os cantos redondos, o suporte para o Mica e mais. Para além disso temos um encontrar e substituir melhorado e suporte para voltar atrás mas de forma multi-nível. Ou seja, não apenas para a última coisa que alterámos mas para antes disso. Ou seja, até para programadores dá muito jeito e deste modo não temos de estar a recorrer a outros. O mesmo com o leitor do Windows.
É por tudo isto que o Windows 11 caminha para ser a melhor versão de sempre!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!