Windows 11: Lista de processadores incompatíveis vai aumentar!

Como já dissemos há algumas semanas atrás, a lista de requisitos mínimos para a instalação e execução do Windows 11 vai mudar, ao ficar um pouco mais exigente com a chegada da atualização 24H2. A mesma exata atualização que vários especialistas afirmavam poder vir a ser denominada de “Windows 12”.

Ou seja, vai ser uma atualização de grandes dimensões, com muitas mudanças e otimizações no código que dá vida ao Sistema Operativo, e como tal, também tem de existir mudanças no lado do hardware. Esteja atento!

Windows 11: Lista de processadores incompatíveis vai aumentar!

atualização para o Windows 11 2023, Truques para instalar o Windows 11, Windows limpeza, Windows 11 23H2 instalado, upgrade grátis para o Windows 12, menu de definições rápidas do Windows 11, mudar para o Windows 11, atualização do Windows 11 ecrãs, reparar computador a reiniciar

Portanto, logo na altura do seu lançamento oficial, o Windows 11 trouxe logo algumas mudanças na lsita de requisitos mínimos, de forma a levar o ecossistema para uma nova era de performance, eficiência, e talvez mais importante que tudo isto, segurança.

Mas, como não foi suficiente, agora que o Windows 11 está prestes a fazer 3 anos de mercado, a Microsoft tem o objetivo de elevar ainda mais a fasquia. Por isso mesmo, vai intensificar os seus esforços para garantir que o Sistema Operativo é incompatível com hardware mais antigo.

- Advertisement -

Mais concretamente, a Microsoft implementou um novo bloqueio de compatibilidade na mais recente versão de teste do Windows 11 Canary (Build 26058), o que por sua vez obriga os utilizadores ao uso de processadores com suporte à instrução POPCNT (population count). O que não é uma grande novidade, esta nova limitação já era conhecida. Além desta, existe um outro bloqueio de hardware na forma de suporte a processadores com instruções SSE4.2

Ao que tudo indica, são alterações que vão mesmo em frente, ou seja, vão mesmo fazer parte da atualização 24H2.

O que significa tudo isto?

Muito resumidamente, significa que todos os processadores que chegaram ao mercado antes de 2008, vão muito provavelmente ficar de fora da lista de compatibilidades.

É uma restrição que não vai afetar a grande maioria dos utilizadores “normais”, mas que pode vir a ter um grande impacto nas empresas. Afinal, como deve saber, é nas empresas onde temos uma maior resistência à atualização de hardware. Porém, é também nas empresas onde é preciso garantir que as atualizações acontecem para proteger informações críticas.

Entretanto, este é apenas mais um passo. A corrida à limitação de suporte vai continuar para os lados da Microsoft e do Windows.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.