Um update recente que chegou ao Windows 10 e ao Windows 11 alterou algumas coisas. Até aqui e apesar de algumas imposições por parte da Microsoft era possível utilizar a app EdgeDeflector para abrir alguns links num browser à nossa escolha. Isto estava mais destinado às ligações que apareciam quando utilizávamos a pesquisa do Windows e noutras secções do sistema operativo. Agora parece bloqueou-se esse sistema e o Windows 11 abre links no Edge mesmo que não queira.
Windows 11 vai abrir links no Edge mesmo que não queira!
As apps como o EdgeDeflector forçam e levam o Windows 10 e o Windows 11 a abrirem quaisquer links ligados ao sistema operativo no browser que escolhemos como predefinido. Isto em vez de ser no Edge. É uma forma de dar mais controlo às pessoas. No entanto, parece que isto vai acabar.
Apesar disto não estar referido na lista de alterações esta mudança deve chegar nos updates KB5008212 e KB5008215 como refere o site Neowin. Esta alteração começou a testar-se com os Insiders em Novembro de 2021 e mexe na forma como o Windows reage aos protocolos que permitem redirecionar apps.
Aplicações como o edgeDeflector funcionam interceptando as ligações entre estes protocolos. Estes tipos de links estão dentro de elementos do Windows, como a pesquisa na Barra de Tarefas. Agora o Windows abre estas ligações no Edge mesmo com um navegador diferente definido por defeito.
A decisão da Microsoft de bloquear apps como o EdgeDeflector é tomada em nome da segurança e de uma boa experiência do utilizador, de acordo com a empresa. Assim o principal objetivo será garantir que nada interfere com o funcionamento do Windows, o que podia dar origem a problemas de segurança.
É verdade que as intenções de apps como o EdgeDeflector são boas. No entanto, podiam levar a problemas, caso alguém criasse uma aplicação maliciosa para o efeito. Ou seja, pensávamos que estávamos dar um clique numa ligação segura por pertencer ao sistema operativo e íamos para uma página maliciosa.