Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do mundo mas é muito significativo. Isto porque a partir de agora acabou a instalação do novo sistema operativo em computadores não suportados. Entretanto, apesar da falta de funcionalidades, há três aplicações que foram atualizadas.

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O patch chama-se simplesmente “2021-09 Cumulative Update for Windows 11 for x64-based Systems (KB5005635)” e está oficialmente disponível para beta testers e também no canal Dev. Tudo pode ser feito através das atualizações automáticas.

O Windows 11 KB5005635 resolve os bugs que restam no sistema operativo antes do rollout de 5 de Outubro.

Mas afinal o que é corrigido nesta atualização?

A Microsoft resolveu um bug que podia resultar em artefactos nas caixas de diálogo quando se ativava ou desativava temas de alto-contraste. Lembro que este bug afetava sobretudo os botões de minimizar e maximizar. Normalmente reiniciar resolvia o problema.

Entretanto a Microsoft resolveu um problema relacionado com erros de ecrã azul quando os computadores estavam em stand-by.

Como referi acima depois deste update o Windows 11 vai requerer TPM para todos. Assim já não será possível, por exemplo, instalar o novo sistema operativo em máquinas virtuais que não tenham TPM 2.0. Anteriormente era possível. Agora já não e isto é uma má notícia para muitos utilizadores.

No Twitter, a Microsoft confirmou que o TPM 2.0 é agora um requisito para máquinas virtuais. Lembro que isto será um requisito a partir de 5 de Outubro quando o Windows 11 estiver disponível para todos.

Uma nova app de fotografias

A propósito desta nova build o que também está disponível é a nova app de fotografias do Windows 11. É muito semelhante ao que já estávamos habituados no Windows 10. Quando abrimos vemos as imagens mais recentes juntamente com novos atalhos. Entretanto a barra de topo tem as mesmas secções que anteriormente. No entanto o design em geral foi melhorado. Para além disso temos os cantos redondos.

descarregar fotos windows 11

No entanto as mudanças são muito mais significativas assim que abrimos uma imagem. Logo à partida surge um carrousel logo na parte inferior do visualizador para se escolher mais do que uma imagem. Para além disso pode adicionar imagens aos favoritos ou apagá-las. Quando estivermos a ver uma imagem simples, vemos uma barra flutuante na barra de topo com atalhos para rodar ou editar uma imagem. Também podemos desenhar por cima dela, apagar ou ver informações como refere o XDA.

Entretanto e para tornar tudo mais simples agora as opções têm ícones associados. A maioria das funções não são novas mas foram consolidadas neste menu. Assim tudo está mais acessível.

Para além das alterações de design e funcionalidades existe outra novidade muito interessante. É que aparentemente vamos poder expandir as funções através de extensões. Não se sabe ao certo como é que elas vão funcionar mas talvez sejam add-ons de outros fabricantes que tornem a aplicação de fotos mais poderosa.

A nova app está a ser disponível de forma gradual. Assim ainda não apareceu para todos os utilizadores. No entanto não se preocupe porque a pode descarregar aqui graças ao site Deskmodder.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados