O Windows 11 não está a bater recordes do outro mundo no que diz respeito ao seu crescimento. Os últimos relatórios mostram que a maioria dos utilizadores ainda prefere o bom e velho Windows 10. De facto, apenas 23% das pessoas atualizaram para o Windows 11. No entanto, as coisas são ligeiramente diferentes no que diz respeito aos jogos e este pode ser o segredo para levar pessoas para o Windows 11.
Windows 11: jogos são o segredo para cativar utilizadores!
As melhorias e otimizações do Windows 11 relacionadas com os jogos são incentivos sólidos para os jogadores passarem do Windows 10 para o novo sistema operativo. O inquérito mensal sobre hardware e software da Valve mostra que os jogadores estão mais dispostos a atualizar: quase 34% de todos os clientes do Steam utilizam agora o mais recente sistema operativo da Microsoft.
De acordo com os resultados do Inquérito de Hardware e Software Steam para Maio de 2023, 96,14% de todos os clientes acedem à plataforma a partir de PCs com Windows (-0,24 pontos em comparação com o mês anterior). 60,51% utilizam o Windows 10 (-0,7 pontos) e 33,99% utilizam o Windows 11.
As versões mais antigas do Windows ainda estão presentes, mas as suas quotas de mercado são insignificantes: o Windows 7 de 64 bits tem 1,17% (-0,11 pontos), o Windows 8.1 de 64 bits tem 0,29% (-0,02 pontos) e o Windows 7 de 32 bits tem 0,08%. Aqueles que ainda jogam jogos em PCs com Windows 7 e 8 devem começar a pensar em atualizar, uma vez que a Valve planeia acabar com o Steam em versões não suportadas do Windows a 1 de Janeiro de 2024.
Windows 10 – 60,51% (-0,24 pontos)
Microsoft Windows 11 – 33,99% (+0,6 pontos)
Windows 7 de 64 bits – 1,17% (-0,11 pontos)
Microsoft Windows 8.1 de 64 bits – 0,29% (-0,02 pontos)
Windows 7 – 0,08%
Entretanto no que diz respeito ao hardware também existem alguns valores interessantes. Das máquinas que acedem ao Steam, 67% têm processador Intel e 32% AMD.
Há mais novidades a chegar ao mais recente sistema operativo
No entanto viver só de jogos não deixa a Microsoft descansada. Assim, há uma grande aposta noutras funcionalidades que podem ajudar a cativar os utilizadores.
A inteligência artificial está definitivamente na moda e esta é sem dúvida a era do chatbots e dos assistentes virtuais. Dito isto, para além do ChatGPT e da aposta da Google, também o Windows vai entrar neste mundo. Tudo porque a Microsoft vai trazer o Windows Copilot para o Windows 11. Mas haverá motivo para tanto entusiasmo?
Windows Copilot: a IA vai dominar o seu Wxindows 11!
Este sistema faz lembrar de algum modo a Cortana, o “assistente pessoal” integrado no Windows 10 que a Microsoft resolveu desligar no Windows 11. É uma alternativa mais poderosa que aproveita a IA para aumentar a produtividade e realizar tarefas com mais eficiência.
Entretanto e como não é de estranhar o Windows Copilot tem integrado o Bing Chat. Tudo para tenha um assistente com IA para gerir o seu PC e obter resultados de pesquisa na Web.
Pode iniciar rapidamente o Windows Copilot diretamente a partir da barra de tarefas e este ficará visível no painel esquerdo à medida que utiliza diferentes aplicações e programas. O objetivo é tornar cada proprietário do Windows 11 num utilizador avançado que pode facilmente ajustar as definições do Windows, tornar-se mais produtivo e utilizar as capacidades de IA do Windows Copilot em diferentes aplicações através de plugins poderosos.
O que pode fazer?
Há muitas coisas que pode fazer com o Windows Copilot. Imagine ser capaz de controlar as definições do seu PC com Windows 11 através de um chatbot de conversação com IA. Pode alterar facilmente as definições do ecrã, como ligar o modo escuro, Wifi e Bluetooth, bastando para isso dizer diretamente ao seu PC para o fazer.
Além disso, pode dizer ao Windows Copilot coisas como “Quero ser mais produtivo; como posso ajustar o meu PC?” e ele irá sugerir recomendações para que se concentre mais e evite distrações. E dado que o Windows 11 está repleto de funcionalidades que provavelmente ainda não está a utilizar, tem muito para recomendar.
Estas podem incluir a ativação do modo de focagem durante um período de tempo fixo, a ativação do modo Não incomodar e muito mais. Também pode utilizar funcionalidades nativas do Windows 11, como a ferramenta de recorte, o Snap Assist, etc., para agir instantaneamente.
Mais importante ainda pode trabalhar com os seus documentos.
Basta arrastar e largar um ficheiro de texto no painel do Windows Copilot e este dar-lhe-á opções para reescrever, resumir ou explicar o texto. O Windows Copilot também pode explorar o Spotify por si e reproduzir música com base nas suas indicações.
Para além disso através do poder do Windows Copilot, pode colar imagens, texto e links de vídeo no seu chat e pedir-lhe diretamente que os partilhe com um chat de grupo no Microsoft Teams. À medida que a comunidade de programadores continua a trabalhar no desenvolvimento de mais plug-ins, podemos esperar que o Windows Copilot se integre em breve com todas as aplicações favoritas.
Para além de trabalhar com as funcionalidades e definições do Windows, graças à integração do Bing Chat, pode conversar com o Windows Copilot sobre vários tópicos e até fazer perguntas complexas.
Como obter o Windows Copilot no Windows 11
A Microsoft irá inicialmente lançar o Windows Copilot como uma pré-visualização para o Windows Insiders. Ou seja, os utilizadores que se registaram no Programa Windows Insider. Estes utilizadores são os primeiros a receber as atualizações mais recentes e a fornecer feedback valioso, melhorando a experiência do Windows para todos.
O Windows Copilot vai estar disponível no Windows 10?
A Microsoft tem vindo a pressionar os utilizadores do Windows 8 e 10 para atualizarem para o Windows 11 já há algum tempo. O objetivo é garantir que a maioria dos seus utilizadores tenha a melhor experiência possível com o Windows. Neste momento, a Microsoft só anunciou o Windows Copilot para o Windows 11, e é improvável que o Windows 10 o receba.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!