Windows 11: Microsoft dá uma grande notícia aos utilizadores!

O Windows 11 chega com um novo design que está presente tanto no sistema operativo como nas próprias apps. De facto, tudo está bem diferente e a meu ver melhor. Claro que esta opinião não é consensual e muitos preferiam o aspeto do Windows 10. No entanto, não é fácil agradar-se a todos. Seja como for, com a nova versão do sistema operativo, a Microsoft está a dar muito valor à interface e a todos os componentes gráficos que a constituem. Mas agora há uma questão que tem de ser colocada. Que impacto terá isto no desempenho? A propósito disto a Microsoft acaba de dar uma grande notícia aos utilizadores do Windows 11.

Windows 11: Microsoft dá uma grande notícia aos utilizadores!

A aposta da Microsoft no novo design veio com uma novidade chamada Mica. Na prática é algo que de forma dinâmica aproxima o tema e também o fundo do ambiente de trabalho. Aliás isto é notório quando estamos a passar pelas definições ou pelo Edge. Dito isto, o Mica mexe na fundo de várias apps do Windows de modo a integrá-las com o fundo e o tema que estão a ser utilizados. Tudo para se criar uma hierarquia visual.

windows, Windows 11 grande notícia

Nas versões preview isto é muito notório no Explorador de Ficheiros, Definições, Microsoft Teams e noutros locais.

Agora a grande questão é. Que impacto tem tudo isto no desempenho do computador. É que afinal tanta renovação gráfica há de pesar mais e atrasar até o funcionamento. Mas será mesmo assim?

Numa nova sessão de perguntas e respostas a Microsoft explicou que o novo design funciona de uma forma diferente dos anteriores. Assim tem uma forma distinta de lidar com as tarefas e como tal ocupa até menos recursos. Ou seja, apesar de termos um sistema operativo mais elaborado em termos estéticos, ele não vai ficar mais lento. Pelo contrário. Ele fica é mais rápido.

E afinal o design é ou não baseado na Apple?

Muitas pessoas consideram que sim. De facto, tenho de confessar que a barra de tarefas com tudo centrado e os cantos redondos me faz lembrar o macOS. No entanto, isto não é verdade. Pelo menos segundo a Microsoft.

Assim, a gigante de Redmond afirma que é normal haver pontos em comum porque uns aprendem com os outros. No entanto, o Fluent Design existe há muito tempo.

Lembro que a implementação dos controlos WinUI, Mica e os novos elementos do Fluent Design começaram com o Windows 10 versão 21H2, mas ainda estão longe da fase final. Dito de outro modo, o Windows está no meio de um grande redesign e vão ser necessários ainda muitos updates para tudo ficar concluído.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!