Windows 11: a versão final já está na Internet e pode descarregar!

A Microsoft anunciou que os Windows Insiders no canal Release Preview já podem deitar a mão ao novo sistema operativo. Isto é realmente importante porque se trata da versão que está pronta para comercialização. Dito de outro modo a versão final do Windows 11 já está na Internet e já é possível descarregar.

Windows 11: a versão final já está na Internet e pode descarregar!

O Windows 11 build 22000.194 é a versão RTM que vai chegar a todos no dia 5 de Outubro. Entretanto é possível que a partir dessa altura surja uma correção ou outra mas já coisas mínimas.

Vamos então explicar-lhe como é o processo de instalação do novo Windows 11

1. A primeira coisa que tem de fazer é definir as questões relacionadas com o idioma.

tutorial Windows 11 - Escolha o idioma

2. A seguir basta dar um clique no botão Install Now.

3. Agora e na nova janela terá de introduzir a chave. Se estiver a instalar por cima do Windows 10 ele irá reconhecer tudo automaticamente. Como fiz uma instalação de base é necessário introduzi-la. Também pode optar por o fazer mais tarde. Nesse caso tem de escolher a opção I don’t have a product key.

tutorial Windows 11 - Introduza a chave

4. Na próxima janela clique em Next.

5. Agora na nova janela tem que dar atenção a algumas coisas. Se optar pela opção Upgrade vai poder manter o que tem no seu computador. É excelente para instalar por cima do Windows 10. Se por outro lado quer fazer uma instalação limpa então deve optar pela opção Custom. Nada da versão anterior será migrado para esta.

tutorial Windows 11 - Tipo de instalação

6. Agora deverá aguardar até que o processo de transferência de ficheiros fique concluído.

E pronto agora que o Windows 11 está instalado no seu computador chegou a altura de configurarmos tudo. Vou explicar-lhe neste tutorial do Windows 11 o que deve selecionar e porquê. Entretanto um aparte. Vai reparar que a Microsoft teve muito cuidado com o design destas janelas. Tudo está mais apelativo e intuitivo.

7. Na nova janela escolha Portugal se for este o país onde se encontra.

Configuração

tutorial Windows 11 - escolha localização

8. Agora no esquema de teclado escolha Portuguese. Isto claro está se este for o seu esquema de teclado.

9. Se tiver outro layout de teclado pode configurá-lo na próxima janela. Na maioria dos casos não será necessário.

10. A seguir o Windows 11 vai verificar a existência de updates.

11. Agora terá de dar um nome à sua escolha ao PC.

tutorial Windows 11 - escolha o nome do PC

12. Vamos prosseguir este tutorial do Windows 11 com mais uma opção. Na nova janela terá de indicar se isto é seu computador ou o da sua empresa. Vou partir do princípio que é o seu, uma vez que a maioria das pessoas não vão instalar a versão preview no computador da empresa. Assim escolha a opção Set up for personal use.

13. Agora é tempo de adicionar a sua conta Microsoft e terá mesmo de o fazer. Assim utilize os seus dados xxxx@outlook.com ou outra qualquer associada à Microsoft juntamente com a password.

tutorial Windows 11 - adicione a conta Microsoft

14. A seguir é convidado a introduzir um PIN. Algo que já acontecia no Windows 10.

tutorial Windows 11 - Crie um pin

15. Na nova janela terá de escolher se quer deixar que a Microsoft e as apps acedam à sua localização. Isto é mesmo uma decisão sua. Tecnicamente se ativar terá acesso a serviços personalizados se acordo com o local onde se encontra. Caso contrário, a Microsoft não vai ver onde está.

tutorial Windows 11 - utilização da localização

16. A próxima opção diz respeito ao Find My Device. Isto pode ser importante em caso de perda ou roubo. Assim se deixar o computador em qualquer lado vai poder encontrá-lo. Caso escolha No isto não será possível.

tutorial Windows 11 - encontra o meu dispositivo

17. A outra opção diz respeito ao envio de dados de diagnóstico para a Microsoft.

Pessoalmente considero que vale a pena ativar e fornecer as informações. Isto porque ajuda a Microsoft a resolver problemas.

18. Entretanto a próxima opção neste tutorial do Windows 11 também recomendo ativar e está relacionado com o aparecimento de sugestões relacionadas com a sua utilização. Pode ser uma boa ajuda!

19. A próxima opção também ajuda a Microsoft a colocar o Windows 11 a funcionar melhor. Assim recomendo ativar.

20. O próximo ecrã está relacionado com uma questão que tem sido muito falada nos últimos tempos. A publicidade. Se selecionar sim a publicidade que receber vai estar relacionada com os seus gostos. Se selecionar não vai escolher publicidade menos relevante.

tutorial Windows 11 - publicidade

21. Assim chegou o momento de configurar o seu computador para aquilo que pretende fazer. Escolha a opção mais adequada.

22. Agora chegamos à questão da OneDrive. Se costuma utilizar no Windows 10 então ative. Se não quer guardar nada na Cloud e apenas quer deixar os ficheiros no computador então escolha a segunda opção.

tutorial Windows 11 - ativar a onedrive

23. Entretanto por fim tem a opção de testar gratuitamente as apps do Office com o Microsoft 365. Depois do teste fica a pagar 99 Euros por ano. Esta opção é inteiramente sua.

24. Agora é só aguardar que o processo de configuração chegue ao fim e poderá começar a utilizar o Windows 11.

Assim aproveite agora o Windows 11.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados