Windows 11 – Um Sistema Operativo deve, na teoria, melhorar ao longo do tempo. Ou seja, à medida que recebe novas funcionalidades, e afinações no lado da performance, este deve oferecer uma experiência de utilização superior, especialmente porque o hardware também vai ficando mais poderoso e eficiente ao longo do tempo.
Porém, isso não está a acontecer com o Windows 11 da Microsoft. Um ex-engenheiro da gigante Norte-Americana veio agora a público dizer que o Sistema Operativo sofreu uma degradação notável, e que nunca teve tantos bugs como agora, especialmente na interface do utilizador.
Windows 11 está a piorar ao longo do tempo. Mas como!?
The Windows 11 Start Menu is comically bad.
This machine has a $1600 Core i9 CPU and 128 GB of RAM and this is the performance I often get.
What is going on in Redmond? pic.twitter.com/hDvALHRB5q
— Andy Young (@anerdguynow) April 9, 2024
Portanto, há alguns dias atrás, a Microsoft relembrou que está na hora de abandonar o Windows 10 para dar o salto para o mais moderno e poderoso Windows 11, isto ao mesmo tempo que apresentou os custos de manutenção da antiga versão do seu Sistema Operativo.
Ficar no Windows 10 vai ser caro, porém, o Windows 11 não está a conseguir convencer os utilizadores por várias razões. Uma delas está na sua lentidão, e natureza sem brilho do mais recente SO da Microsoft.
Aliás, Andy Young, antigo engenheiro da Microsoft, aproveitou o X (Twitter) para demonstrar o quão lento anda o Windows 11 em certas áreas-chave. Este destacou o desempenho aparentemente abismal do Menu Iniciar no Windows 11, chamando-o de “Demasiado mau, é uma piada”.
Além disto, Young também afirma que o Windows 11 parece software inacabado, que foi lançado demasiado cedo, com demasiados problemas para corrigir.
Windows 11 tem dificuldades com as tarefas mais simples?
Another issue with weirdly high latency happens when closing message boxes, sometimes the frame sticks around for too long pic.twitter.com/fOFOaGwXdE
— Albacore ☁️ (@thebookisclosed) April 9, 2024
Como o primeiro tweet de Young indica, o Windows 11 teve dificuldades ao abrir o menu Iniciar. Isto é um absurdo, pois estes elementos são pré-carregados durante o processo de inicialização e devem funcionar de forma instantânea.
Curiosamente, o engenheiro tem um PC topo de gama, equipado com um CPU i9 e uns incríveis 128GB de memória RAM. Ou seja, o problema não estava certamente no lado do hardware.
Além dos problemas na Interface, vários outros utilizadores enviaram vídeos ao engenheiro a mostrar perdas de performance quase inexplicáveis. Seja em programas focados na produtividade om jogos.
Apesar dos vários problemas no campo da performance e usabilidade, a Microsoft continua a apostar forte e feio em funcionalidades mais focadas em empurrar os seus produtos, naquilo que mais parecem anúncios publicitários mascarados de outra coisa qualquer.