Ultimamente tem sido tranquilo, mas a verdade é que, ao longo dos anos, as atualizações do Windows já nos habituaram a mais problemas do que soluções,. Pois bem, a mais recente parece estar a deixar muitos utilizadores em choque.
Afinal de contas, segundo vários relatos, o patch de segurança KB5063878 do Windows 11 está a causar falhas graves em SSDs. Quando? Aparentemente apenas quando são escritos ficheiros de grande dimensão de forma contínua.
O que está a acontecer?
Portanto, quem tentou instalar ou atualizar jogos pesados, começou a notar que os discos simplesmente deixavam de ser reconhecidos pelo sistema operativo. Em alguns casos, após reiniciar, a partição desaparece por completo, tornando o SSD inutilizável.
O problema não se limita a um fabricante em específico. Estão a ser reportadas falhas em modelos com controladores da SMI, Innogrit, Samsung, Phison e WD, ou seja, praticamente todos os grandes nomes da indústria.
Modelos já afetados?
De acordo com o que já sabemos, estes são alguns dos SSDs que já apresentaram problemas após a atualização:
- Corsair Force MP600
- SSDs com controlador Phison PS5012-E12
- KIOXIA Exceria Plus G4
- Fikwot FN955
- Modelos com controlador Innogrit
- Maxio SSD
- KIOXIA M.2 SSD
- SanDisk Extreme PRO M.2 NVMe 3D
Qual é a causa?
Por enquanto, ainda nada está confirmado nem pela Microsoft nem pelos fabricantes. Mas tudo aponta para um erro ao nível do driver ou do kernel do Windows, que está a lidar mal com gravações sequenciais longas (cerca de 50 GB contínuos).
O resultado passar por um bloqueio do controlador que faz com que o SSD deixe de ser reconhecido. Aparentemente para sempre. Ou seja, é muito provável que não exista recuperação para o SSD afetado.
O que fazer agora?
A recomendação para já é simples. Evitar escritas longas e contínuas de dados se tiver um SSD dos modelos acima. Ou evitar atualizar o Windows.
Por enquanto, a falha ainda não está a afetar todos os utilizadores. Porém, está claramente associada à última atualização de segurança do Windows 11.
Em suma, é apenas só mais um dia no grande reino das atualizações Windows.
Antes de mais nada, o que pensas sobre tudo isto? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.