Windows 11 Beta: agora é que os problemas começaram!

Já passou algum tempo desde que a Microsoft anunciou o Windows 11 e na realidade até já tivemos direito a algumas builds de desenvolvimento. A juntar-se a tudo isso na última semana saiu a versão beta que está bastante mais estável. No entanto, as questões com a última versão já começaram. Curiosamente os problemas não estão propriamente no Windows 11 Beta mas sim no facto das pessoas não conseguirem mudar do canal dev para o canal beta. Escusado será dizer que assim se torna muito complicado testar! Mas esta não é a única questão. É que é agora na transição para esta versão que a questão dos requisitos se faz mesmo sentir.

Windows 11 Beta: agora é que os problemas começaram!

Já houve muitas queixas acerca dos requisitos que a Microsoft exigiu para o Windows 11. Isto porque deixam muitos computadores de fora. Ora quando a Microsoft lançou as versões Dev foi simpática o suficiente para permitir às pessoas uma instalação sem limitações. Aliás li muitos comentários a reportarem que tinham instalado o Windows 11 sem complicações. Mesmo sem os requisitos necessários. Mas a nova versão beta já está muito próxima da versão final. Assim a Microsoft não teve outra escolha senão começar a aplicar essas regras.

Windows 11 beta problemas

Neste momento, o Windows 11 suporta os processadores Intel de oitava geração ou superiores e os AMD Zen 2 ou superiores. Do lado do ARM, temos os Qualcomm 7/8. Ou seja, computadores antigos ficam de fora.

Entretanto o seu computador será verificado antes da instalação através do Windows Update. Caso as coisas não corram bem e infelizmente não vão correr para a maioria das pessoas, surge um erro de compatibilidade.

Windows 11 beta problemas

A Microsoft explicou que compreende a frustração dos utilizadores por não poderem instalar o Windows 11. No entanto querem garantir o máximo de qualidade.

Isto não devia ser uma surpresa mas está a ser

Esta situação não deveria ser uma surpresa uma vez que a Microsoft até foi clara a explicar a situação dos requisitos. Seja como for qualquer pessoa quis instalar o Windows 11 sem pensar nisso. E o pensamento foi este. Se eu instalei esta versão e tudo até está a funcionar bem então não devo ter mais problemas. É lógico. A questão é que não foi assim.

Windows 11 beta problemas

É importante mudar-se para a versão beta e só não irá mudar quem tem problemas com o canal beta do Windows 11

Algumas pessoas podem pensar que mais vale deixarem-se estar no canal Dev. Não é que haja nenhum problema com isso. No entanto, ao mudarem para o canal Beta vão beneficiar de versões muito mais estáveis. De facto, isto é algo que a Microsoft até recomenda.

Embora polémica, esta ideia da Microsoft tem uma razão de ser

Aqui vou estabelecer uma comparação com o sistema operativo da Apple que talvez possa ajudar a explicar o que quero transmitir. As coisas funcionam normalmente muito bem com o macOS. Isto porque não corre em centenas de configurações de hardware diferentes. No caso do Windows ele tem de correr em milhões de máquinas com características diferentes. Ora isto aumenta largamente a possibilidade de ocorrerem bugs e outras falhas.

Windows 11 beta problemas

Ao limitar-se as máquinas em que o Windows 11 corre e sobretudo ao deixar-se muito hardware de fora, é fácil a Microsoft concentrar-se no hardware que importa e a prevenir vários bugs. Coisa que aliás aconteceu nos últimos updates do Windows.

Mas não é só isto

O Windows 11 está muito focado na segurança e como tal necessita de determinados requisitos para a garantir. O arranque seguro e o TPM são alguns dos exemplos.

Entretanto foi confirmado que os métodos habituais de contornar o sistema para se conseguir a instalação não funcionam. Ou seja, os truques no registo e afins não vão fazer nada.

Windows 11 beta problemas

Claro que as pessoas não estão contentes com isto. Afinal de contas, tudo o que é limitador, ou exclusivo, acaba sempre por causar alguns problemas. É por isso que muitas pessoas dizem que o Windows 11 será o próximo Windows 8.

Seja como for os requisitos de instalação do Windows 11 serão ultrapassados através de imagens ISO especiais. Ainda assim isto significa que métodos como o Windows Update, Media Creation Tool, Registo e outros não vão funcionar.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

i9-12900K bateu um Ryzen Threadripper no seu melhor benchmark!

Como deve saber, a nova geração de processadores Intel Core 12000 está mesmo prestes a chegar às prateleiras! De forma a acompanhar o lançamento...

Memória RAM vai finalmente descer no fim do ano! É a loucura!

2021 tem sido um ano não para os entusiastas do mundo dos PCs. Bem, para dizer a verdade, é uma tendência que começámos a...

NVIDIA RTX 30 Super vai chegar ao mesmo tempo das placas Intel!

Estou farto de dizer que faz zero sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando as atuais RTX 30 e Radeon RX 6000...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!