O Windows 11 está a tornar-se cada vez mais popular entre os utilizadores. Quer sejam pessoas mais viradas para os jogos ou clientes empresariais. Dito isto, apesar de a Microsoft lançar regularmente atualizações de funcionalidades o Windows 11 ainda possui algumas deficiências notáveis. Além disso, a Microsoft não pode agradar a todos. Assim pode ocorrer um descontentamento relativo entre aqueles que acabam de deixar o Windows 10. No entanto não há nada que não tenha solução. Assim vamos dizer-lhe quais as apps grátis que tem mesmo de instalar no Windows 11.
Windows 11: as apps grátis que tem mesmo de instalar!
Powertoys
As PowerToys são uma aplicação realmente importante. De facto, é um conjunto popular de utilitários avançados para utilizadores do Windows 11 e 10 que inclui mais de 15 “brinquedos” para editar ficheiros de hosts, medir o ecrã, mexer com chaves e atalhos, organizar apps e janelas, manter programas por cima dos outros, verificar que processos bloqueiam um ficheiro, extrair texto de imagens e muito mais.
Além de fornecer uma lista enorme de utilitários, as PowerToys são altamente personalizáveis e suportam configurações de backups.
Twinkle Tray
O Twinkle Tray facilita a gestão do brilho do monitor sem ser necessário mexer-nos nos controlos físicos ou instalar outra app. A aplicação possui uma interface semelhante ao Windows 11 com opções avançadas, como a capacidade de agendar ajustes automáticos de luminosidade, definir atalhos personalizados, sincronizar o brilho entre monitores, definir parâmetros adicionais (contraste ou volume), alterar o estado de potência, e muitos mais. Pode até ajustar o brilho com a roda de deslocação ao pairar sobre o ícone da aplicação.
NanaZIP
O NanaZIP é um fork da popular aplicação 7Zip. Além de disponibilizar tudo o que a original faz, o NanaZIP proporciona uma melhor experiência no Windows 11 graças à integração com os menus de contexto redesenhados. Além disso, esta app está lentamente a migrar para o WinUI, pelo que acabará por obter uma interface de utilizador muito mais moderna.
Files App
A Files App é o Explorador de Ficheiros que deveria vir de origem com o Windows. A aplicação tem inúmeras funcionalidades para aumentar a produtividade ao trabalhar com ficheiros e pastas. Suporta separadores, vistas diferentes, etiquetas, temas personalizados, arquivos e muito mais. Além disso, pode definir esta App de Ficheiros como o seu gestor de ficheiros padrão do Windows.
É um projeto totalmente grátis, o que o torna ainda mais interessante.
Auto Dark Mode
O Windows 11 ainda não suporta a definição do modo escuro em determinados horários e alturas do dia. Isto para além de outras funções extra. É aqui que entra o Auto Dark Mode. O Auto Dark Mod permite criar horários personalizados para a comutação do modo, especificando temas personalizados para modos escuros e claros, entre muitas outras coisas.
QuickLook
Esta aplicação copia uma daquelas pequenas mas úteis funcionalidades disponíveis no macOS por defeito. Lembro que o sistema operativo da Apple permite visualizar qualquer ficheiro premindo a barra de espaços. Com o Windows e esta app pode fazer o esmo. Além de ser pequeno, leve e rápido, o programa suporta vários plugins para expandir as suas capacidades.