Windows 11: Está na hora de dizer adeus ao Painel de Controlo

A Microsoft anda a tentar remover o velhinho (mas sempre fiável) Painel de Controlo, do seu sistema operativo, há já algum tempo, ao fim ao cabo, as primeiras tentativas começaram no Windows 10, ainda antes de alguém saber que o Windows 11 seria uma realidade no mundo dos computadores.

Pois bem, apesar das muitas mudanças, a verdade é que, pelo menos por enquanto, ainda é possível ir ao velho painel fazer o que temos a fazer. Aliás, acaba por ser um pouco estranho, conseguir fazer no Painel de Controlo, o que já fazemos no Painel de Definições. Um pouco como também era estranho ter o Internet Explorer e o Microsoft Edge, no mesmo sistema operativo. Mas isto vai mudar, graças a novas atualizações da gigante Norte-Americana.

Windows 11: Está na hora de dizer adeus ao Painel de Controlo

windows 11, web

Portanto, a Microsoft está finalmente a avançar com os seus planos de remover o Painel de Controlo do Windows. Ao fim ao cabo, há alguns meses, tivemos algumas mudanças no menu Definições, e agora, em Dezembro, a equipa de desenvolvimento começou a testar novas formas de substituir completamente o velho painel.

Afinal, em novas versões de teste do Windows 11, a Microsoft moveu as definições de rede para uma nova página, agora na app Definições, onde até temos opções para partilha de pastas, impressoras, etc… Entretanto, ao contrário do que acontecia há bem pouco tempo, agora, muitas destas definições redirecionam o utilizador agora para novos menus, em vez de os enviar para o velho painel de controlo.

Muito resumidamente, agora, está quase tudo na app definições, e já nada nos envia para o Painel de Controlo.

Dito tudo isto, enquanto é um pouco triste dizer adeus ao Painel de Controlo, que já nos acompanha há muitos e bons anos. Temos de ser realistas, e dizer que já não era sem tempo. Não fazia mesmo muito sentido ter duas maneiras de fazer a mesma coisa, no mesmo sistema operativo.

Em suma, o Windows 11 é, além de todas as melhorias de performance, e acréscimo de funcionalidades, uma forma de modernizar e simplificar o sistema operativo Windows. Será que é isto que o SO precisa? Ou há coisas mais importantes?

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já deu o salto para o Windows 11? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.