Não é fácil esconder-se algo tão grande como o lançamento de um novo sistema operativo. Mesmo que seja um update. No entanto, a Microsoft conseguiu esta proeza. Foi-nos mostrando algumas coisas aqui e ali, sobretudo nas versões preview, mas conseguiu sempre minimizar o que aí vinha. Pelo menos até certo ponto. É que quando o Sun Valley começou a ser falado o interesse começou a crescer e neste momento a estratégia da Microsoft vai além de cantos arredondados e pequenos toques na interface. Assim o Windows 11 é a forma deste gigante dizer que está vivo e de boa saúde e sobretudo é a grande arma secreta da Microsoft.
Windows 11: a arma secreta que a Microsoft conseguiu esconder!
O Windows 11 marca uma viragem para a Microsoft, pelo menos nos últimos anos. Este gigante que durante muito tempo esteve mais virado para o mercado empresarial, voltou a focar-se também no mercado doméstico. E foi exatamente por esse motivo que resolveu fazer uma das maiores revoluções de sempre na interface e não só. De facto, tornou-a bastante mais semelhante à que encontramos no outro lado da barricada, a do macOS. E isso é bom. É bom porque não se trata de fogo de vista mas sim de várias otimizações aqui e ali para que a experiência de utilização seja a melhor de sempre.
E isto é apenas um iniciar de um caminho que será bastante longo e proveitoso. É que a Microsoft não pára de contratar pessoas com o objetivo de melhorar a experiência de utilização.
Um segredo que a Microsoft quer manter até ao dia da apresentação
O novo sistema operativo a que muitos já se referem como Windows 11 chega a 24 de Junho. Ora acontece que a Microsoft quer manter tudo isto fechado a sete chaves. Tanto para esta como para a outra versão que chega em breve. Assim parou o lançamento de versões preview.
Ora a decisão da Microsoft em colocar estas versões em pausa sugere que podem estar muito ocupados a mover código e a juntar muitas funcionalidades de que fomos falando ao longo do tempo. No entanto, também pode querer dizer que há muitos segredos que querem manter fora de olhares de terceiros até dia 24.
De facto a Microsoft tem a certeza que o design vai surpreender. Assim quanto menos conhecido for, melhor será o impacto final.
Uma aposta também nas apps de sempre
A Microsoft está a trabalhar num novo cliente de email para o Windows 10 que substituiu as aplicações de Mail e Calendário. O novo Outlook que é baseado na app web do conhecido cliente de email, tem o nome de código Monarch e a interface foi desenvolvida para todas as plataformas.
Num dos documentos que chegaram à Internet, a Microsoft confirmou que está a trabalhar num cliente do Outlook que vai funcionar no Windows 10, macOS e web. Isto vai permitir à empresa substituir todos os clientes atuais, incluindo o Outlook para Windows, a aplicação universal e o Outlook para Mac.
Nas notas de lançamento do Outlook beta para Windows, a Microsoft deixou escapar uma imagem do novo Outlook. Logo à partida destacam-se os ícones e os cantos arredondados. A captura de ecrã também mostra o que parece ser uma futura versão da aplicação Outlook baseada na web e pode ser apresentada durante o evento de lançamento do novo Windows 11.
Ou seja tudo se encaixa e a Microsoft fez um all-in com o novo Windows 11. Entretanto a atualização será gratuita o que é sem dúvida uma boa notícia.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!