Windows 10X chega aos smartphones! Android em perigo?

É verdade que a Microsoft já andou pelo mundo dos smartphones e a coisa não correu assim tão bem. Não que o Windows Phone não fosse um bom sistema operativo, porque era. A questão é que é realmente difícil concorrer com o Android. Agora que o gigante de Redmond se prepara para lançar o Windows 10X a história pode ser outra e embora se destine essencialmente a outros equipamentos, foi visto a correr nos smartphones de um modo fantástico. Ora será que a Microsoft apesar de não ter feito o novo sistema operativo para concorrer diretamente com o Android, poderá fazer do Windows 10X um sério adversário?

Windows 10X chega aos smartphones! Android em perigo?

A visão da Microsoft para o Windows é desenvolver um sistema operativo que se adapte a todos os dispositivos. Este projeto foi inicialmente conhecido como Andromeda OS e supostamente estava focado em dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Windows 10X smartphones

Os planos mudaram em 2018 quando quando a ideia de um sistema operativo mais focado em dispositivos móveis foi guardado na gaveta e se tomou a decisão de levar o Android para o Surface Duo.

Seja como for, mais tarde a Microsoft começou-se a focar no Windows 10X que é baseado no modular Windows Core OS.

Até aqui já vimos um vídeo de uma versão quase final do Windows 10X a correr no Surface Pro 7. Depois os programadores conseguiram levá-lo para o Lumia 950 XL e corre realmente bem.

Claro que ainda são necessários uns pequenos toques. No entanto a experiência confirma que o Windows 10X se adapta muito bem a qualquer ecrã e inclusive às formas de interação de cada dispositivo como refere o Windows Latest.

Windows 10X smartphones

A ideia é de facto ter algo que funcione em todo o lado e isto parece bem conseguido.

O curioso é que eventualmente sem a Microsoft ter pensado nisso, poderá com o tempo começar a roubar utilizadores ao Android. Estou a pensar essencialmente nos utilizadores empresariais. Será que é possível? Há sucessos que chegam por acidente!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também