Windows 10X: estas são as grandes novidades e melhorias!

O tempo parece que passou a correr. Entretanto, depois de meses de silêncio, o Windows 10X está finalmente pronto e a Microsoft já disponibilizou a versão RTM que está a caminho dos fabricantes. Não há um dia exato para o lançamento. No entanto, ele deve chegar no início de 2021 com dispositivos de parceiros da Microsoft, incluindo a HP, Dell, Lenovo e outros. Dito isto, se está a pensar comprar um equipamento com o Windows 10X aqui estão algumas das novidades e melhorias que deve considerar antes de fazer a mudança.

Um novo ecrã de configuração é uma das melhorias no Windows 10X

O design do primeiro ecrã de configuração é limpo, organizado e silencioso. Ou seja, o assistente da Microsoft, a Cortana, não vai incomodar durante o processo de configuração. No entanto, isto pode mudar no futuro.

Windows 10x melhorias

Uma revolução no menu Iniciar

No Windows 10X, a maior mudança é a nova experiência do menu Iniciar. Assim, de acordo com documentos internos, o Menu Iniciar foi descartado e substituído por um launcher muito simples.

Windows 10x melhorias

O menu Iniciar vai deixar de ter os blocos dinâmicos e vai apostar em ícones estáticos. Entretanto o layout será um pouco mais largo do que o Menu Iniciar mostrado na imagem acima.

Centro de ação

O Windows 10X vem com um novo centro de ação. Através dele temos um acesso rápido às configurações e notificações. A abordagem geral deste centro de ação permanece inalterada, mas terá uma reforma visual no novo sistema operativo.

Windows 10x melhorias

Este centro de ação no Windows 10X tem o mesmo conjunto de ações rápidas. Assim, Bluetooth, Wi-Fi, modo de voo, localização, etc. Tem também uma nova funcionalidade para ajustar o volume do dispositivo. Claro, que ainda é possível personalizar tudo isto nas Configurações.

Wallpapers dinâmicos

Com o Windows 10X, a Microsoft está preparada para introduzir algumas melhorias visuais extra na área de trabalho. Um exemplo disso, é uma novidade chamada papel de parede dinâmico. Estes wallpapers virão pré-instalados com o Windows 10X e mudam de aparência para refletir a hora do dia.

Entretanto também temos nuvens dinâmicas, sol dinâmico e estrelas dinâmicas.

Não se sabe se esses elementos dinâmicos são ajustados aleatoriamente. Também pode estar vinculados ao tempo (selecionados pelo Windows com base na sua localização).

A Segurança é outra das melhorias no Windows 10X

Entretanto o Windows 10X será a versão mais segura do Windows, graças a um nova abordagem. Dito isto, o sistema operativo propriamente dito, estará separado de drivers, aplicações e malware.

Ou seja, as apps, browser e não só serão executados em determinados compartimentos de memória e os dados não serão afetados como refere o Windows Latest.

Updates ultrarrápidos

Ao contrário do Windows 10, o Windows 10X será capaz de descarregar e aplicar as atualizações de forma instantânea. Na verdade, o dispositivo vai reiniciar em menos de um minuto e meio (90 segundos).

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

A Indústria Automóvel está a sofrer (muito) com a crise!

Como deve saber, a atual crise de produção de semicondutores afetou várias indústrias, como a dos smartphones, a de componentes para PCs, mundo dos...

Polémica na Netflix! Caso de violação abana a plataforma!

A Netflix é uma das maiores plataformas de Streaming do mercado, isto não é novidade para ninguém, e como tal, sempre que algo fora...

Atenção: Google Fotos vai começar a esconder as suas fotos!

Foi em Maio que ficámos a conhecer uma nova função na app de fotografias da Google que garante mais privacidade. No entanto, só ficou...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!