Windows 10X vai avisá-lo se a câmara estiver a ser usada!

Há algumas semanas, um utilizador do Twitter chamado Gustave Monce conseguiu instalar e executar uma versão pré-lançamento do Windows 10X num antigo smartphone Windows Phone. Apesar de não funcionar a 100%, foi algo muito importante. Isto porque deu uma ideia de como o novo sistema vai funcionar em dispositivos com ecrãs tão pequenos como 5.7 polegadas, o que é o caso do Nokia Lumia 950 XL. Mas na realidade serviu para muito mais. É que este utilizador referiu que o Windows 10X tem um indicador de “câmara em utilização” sempre que a mesma é ativada.

Windows 10X vai avisá-lo se a câmara estiver a ser usada!

À semelhança do que se pode ver em alguns dispositivos Android ou iOS, este indicador surge ao lado dos indicadores Wi-Fi e Bateria. O Windows 10, por outro lado, atualmente apenas inclui um indicador para o microfone. No entanto, talvez possamos ver o mesmo indicador a ser incluído em todas as versões em breve.

Windows 10X câmara

Mas há mais novidades. A versão do Windows 10X que escapou para a Internet mostra que a Microsoft vai redesenhar o centro de acção, o menu iniciar e a barra de tarefas nos PCs com um único ecrã. Refiro isto porque no Windows 10X o centro de acção foi desenvolvido para se adaptar a todas as situações, incluindo dobráveis e tablets.

O centro de acção está realmente muito bom no Windows 10X. De facto, está tão bem feito que nos dá a sensação que o sistema atual de definições rápidas do Windows 10 está ultrapassado.

No entanto, tecnicamente é baseado na mesma abordagem, mas com um design diferente.

No Windows 10X continuamos a poder aceder às definições rápidas, como Bluetooth, Wi-Fi, Definições, Rede, Localização, entre outras.

Mas há mais novidades. O centro de acção consegue agora agrupar notificações e muito mais.

Entretanto a Microsoft também parece estar a testar um novo sistema de controlo multimédia que vai aparecer quando uma app está a reproduzir conteúdos áudio e vídeo.

Windows 10X vai

Entretanto pode continuar a utilizar o botão direito do rato para personalizar o Centro de Acção ou pode saltar para a app de definições. Por outro lado, existe um botão de limpar tudo no painel de notificações como refere o Windows Latest.

Existe entretanto outra alteração. Ao contrário do Windows 10, o centro de acção no Windows 10X também funciona como barra de tarefas. Isto significa que é nele que pode gerir as opções de energia e o perfil do utilizador.

Por outras palavras, a Microsoft removeu as opções de energia do sítio antigo e colocou-as no centro de acção.

Será que este centro de acção vai chegar ao Windows 10?

Existe a possibilidade que o Windows 10 receba o centro de acção a partir do Windows 10X, eventualmente com o update 21H2.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft confirmou. TPM 2.0 é obrigatório! Até nas máquinas virtuais

O Windows 11 está mesmo prestes a chegar ao mercado, visto que a sua data de lançamento já foi antecipada do 11.11 para o...

AMD vai ter placas muito mais rápidas (mas mais caras) em 2022!

Esta não é a primeira vez que vemos alguns rumores a falar acerca da nova geração de placas gráficas AMD Radeon, mas uma coisa...

Microsoft Edge: não perca tempo e trate de atualizar já!

Se está a utilizar o Microsoft Edge então não perca mais tempo e trate de atualizar agora mesmo. Assim que o fizer vai passar...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!