Windows 10 vai voltar à vida! Veja o que muda agora

O desenvolvimento do Windows 10 está prestes a tornar-se interessante, uma vez que o sistema operativo já não está em segundo plano. A Microsoft reabriu o canal beta do Windows 10 Insider Program para testar novas funcionalidades e ideias antes de as apresentar ao público em geral. É caso para dizer que o Windows 10 vai voltar à vida!

Windows 10 vai voltar à vida! Veja o que muda agora

O suporte do Windows 10 termina em 14 de outubro de 2025, e a Microsoft deveria originalmente fornecer apenas patches de segurança mensais. No entanto, esse já não é o caso. A abordagem da Microsoft mudou e quer capacitar todos os computadores, mesmo aqueles que executam o Windows 10.

Numa publicação no blogue, a Microsoft confirmou que qualquer pessoa pode agora aderir ao Canal Beta em Definições > Atualização e Segurança > Programa Windows Insider para experimentar novas funcionalidades.

Os canais Dev e Canary continuam a oferecer o Windows 11 em PCs suportados, mas não verá às opções quando o dispositivo não cumprir os requisitos mínimos.

Os canais beta e release são agora usados para testar “novas funções” para o Windows 10, que mais tarde são enviados para o canal de produção.

Apesar desta grande novidade a Microsoft disse ao site Windows Latest que a introdução do Canal Beta não altera a data de fim de vida do Windows 10. Assim a Microsoft ainda pretende pausar as atualizações de segurança do Windows 10 a partir de 14 de outubro de 2025.

Se quiser continuar a utilizar o Windows 10 de forma segura, terá de adquirir as actualizações de segurança alargadas.

Não se sabe o que vai chegar ao certo mas já se conhecem algumas coisas. 

O site WindowsLatest fez uma descoberta muito interessante. Assim depois da instalação da atualização opcional do Windows 10 KB5037849, a Microsoft adicionou a funcionalidade Dispositivos Móveis do Windows 11 ao Windows 10. Isto dá um acesso instantâneo às fotografias que capturou no seu telemóvel.

Depois de instalar a atualização opcional, irá reparar na nova página “Dispositivos Móveis”.

Windows 10 ao smartphone

Como mostrado na captura de ecrã acima, quando ativar a funcionalidade, ser-lhe-á pedido primeiro para “Transferir e instalar o Cross Device Experience Host” a partir da Microsoft Store. Este pacote era anteriormente exclusivo do Windows 11, mas agora também está disponível no Windows 10.

Também precisará de uma conta Microsoft para começar, mas esta funcionalidade não requer a configuração da aplicação Vínculo ao telemóvel.

Depois de associar o seu telefone à conta Microsoft, pode clicar em “Gerir dispositivos” para ativar a funcionalidade “Obter novas notificações de fotografias”.

Por enquanto, esta integração está limitada a fotografias, e apenas receberá uma nova notificação sempre que capturar uma imagem do ecrã no seu telemóvel Android.

As fotografias do seu telemóvel aparecerão automaticamente como uma notificação no Windows 10, e pode abrir a notificação numa Ferramenta de Recorte.

Esta nova experiência chama-se “Dispositivos móveis” e está separada da aplicação Vínculo ao Telemóvel, que inclui funcionalidades avançadas.

O que é particularmente interessante é que a funcionalidade era anteriormente exclusiva do Windows 11, mas está agora a chegar ao Windows 10. Ele está incluído no patch opcional de maio de 2024 e todos o receberão no Patch Tuesday obrigatório de junho de 2024.

Pode transferir a atualização KB5037849 em Definições > Actualizações e segurança > Windows Update e selecionar Transferir e instalar em atualização opcional.

Entretanto para além disso há várias correções de bugs.

De acordo com o documento de suporte, a Microsoft corrigiu um problema em que as aplicações Windows Presentation Foundation (WPF) podem não funcionar. Outro erro foi corrigido quando o Painel de Controlo não consegue apresentar a impressora IPP-over-USB depois de remover o dispositivo manualmente.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados