A Google tem um sistema de notícias chamado Google Discover que funciona muito bem. De facto, quem tem um smartphone Android ou até um iPhone (desde que instale a app da Google) está habituado a receber estas notícias numa base diária e que representam os melhores conteúdos ao nível da Internet, especialmente orientados para os gostos do utilizador. Ora este sucesso levou a que outros fabricantes optassem por fazer algo semelhante. Assim, o Windows 10 vai ter em breve um novo sistema de notícias muito parecido com o Google Discover. A propósito disto o site Bleeping Computer já conseguiu vê-lo em funcionamento, tal como tinha acontecido com o Windows Latest.
Windows 10: veja como funciona o novo sistema de notícias
A abordagem é exatamente a mesma da Google para o Discover. Inicialmente tem as notícias baseadas nos seus interesses. O melhor de tudo é que pode personalizar o funcionamento através do Edge. Se tentar utilizar outro browser para o efeito não vai funcionar. Ora a Microsoft aqui consegue duas coisas. Popularizar o serviço de notícias e ainda forçar a utilização do Edge.
Entretanto e para além das notícias, o feed também disponibiliza vários widgets para mostrar informações de meteorologia e financeiras.
Os interesses estão divididos em várias categorias. Assim pode escolher entre Notícias, Entretenimento, Desporto, Dinheiro, Lifestyle e outras.
Se selecionar um tópico e der um clique no botão seguir, verá mais histórias acerca desse assunto. Caso não goste de alguma é so dar um clique com o botão direito do rato por cima da mesma para a esconder.
Existe também uma página especial que foi desenvolvida para afinar o seu feed ao adicionar outros publishers da rede de notícias da Microsoft.
Pode alterar as fontes que segue a qualquer momento.
É tudo muito bonito mas isto vai trazer um problema…
Esta nova função pode acabar por atrasar o PC. A versão de teste do novo Windows já está nas mãos dos testers e já foi possível verificar-se que esta funcionalidade está sempre a verificar os feeds de notícias em segundo plano. Ora isto pode ocupar cerca de 150MB de memória a toda a hora. Para um mega-PC com muita memória, isto não será um problema. No entanto, para um equipamento mais modesto, isto poderá dar origem a muitas situações chatas. O resultado é uma grande pancada no desempenho!
Entretanto esta novidade não agrada a quem quer uma instalação do Windows 10 muito limpinha e sem fogo de artíficio. Para além disso coisas que ocupam memória são mal recebidas pela comunidade.
Seja como for e para acalmar as hostes, a Microsoft já revelou que esta funcionalidade é opcional. Como tal, vai poder desativá-la e poupar memória.
Entretanto o que acha deste sistema de notícias do Windows 10? Vale a pena ou não era necessário?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!