Windows 10: veja como funciona o novo sistema de notícias

A Google tem um sistema de notícias chamado Google Discover que funciona muito bem. De facto, quem tem um smartphone Android ou até um iPhone (desde que instale a app da Google) está habituado a receber estas notícias numa base diária e que representam os melhores conteúdos ao nível da Internet, especialmente orientados para os gostos do utilizador. Ora este sucesso levou a que outros fabricantes optassem por fazer algo semelhante. Assim, o Windows 10 vai ter em breve um novo sistema de notícias muito parecido com o Google Discover. A propósito disto o site Bleeping Computer já conseguiu vê-lo em funcionamento, tal como tinha acontecido com o Windows Latest.

Windows 10: veja como funciona o novo sistema de notícias

A abordagem é exatamente a mesma da Google para o Discover. Inicialmente tem as notícias baseadas nos seus interesses. O melhor de tudo é que pode personalizar o funcionamento através do Edge. Se tentar utilizar outro browser para o efeito não vai funcionar. Ora a Microsoft aqui consegue duas coisas. Popularizar o serviço de notícias e ainda forçar a utilização do Edge.

Entretanto e para além das notícias, o feed também disponibiliza vários widgets para mostrar informações de meteorologia e financeiras.

Windows 10 notícias

Os interesses estão divididos em várias categorias. Assim pode escolher entre Notícias, Entretenimento, Desporto, Dinheiro, Lifestyle e outras.

Se selecionar um tópico e der um clique no botão seguir, verá mais histórias acerca desse assunto. Caso não goste de alguma é so dar um clique com o botão direito do rato por cima da mesma para a esconder.

Existe também uma página especial que foi desenvolvida para afinar o seu feed ao adicionar outros publishers da rede de notícias da Microsoft.

Pode alterar as fontes que segue a qualquer momento.

É tudo muito bonito mas isto vai trazer um problema…

Esta nova função pode acabar por atrasar o PC. A versão de teste do novo Windows já está nas mãos dos testers e já foi possível verificar-se que esta funcionalidade está sempre a verificar os feeds de notícias em segundo plano. Ora isto pode ocupar cerca de 150MB de memória a toda a hora. Para um mega-PC com muita memória, isto não será um problema. No entanto, para um equipamento mais modesto, isto poderá dar origem a muitas situações chatas. O resultado é uma grande pancada no desempenho!

Entretanto esta novidade não agrada a quem quer uma instalação do Windows 10 muito limpinha e sem fogo de artíficio. Para além disso coisas que ocupam memória são mal recebidas pela comunidade.

Seja como for e para acalmar as hostes, a Microsoft já revelou que esta funcionalidade é opcional. Como tal, vai poder desativá-la e poupar memória.

Entretanto o que acha deste sistema de notícias do Windows 10? Vale a pena ou não era necessário?

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Se anda de trotinete pode ter de pagar estas multas!

Não há dúvida que as trotinetes são bastante úteis....

AMD Ryzen 7 7700X sorriu para as câmeras!

Como deve saber, a AMD está a preparar-se para...

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11,...

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar...

Android: resolva agora os problemas mais comuns!

O Android é um sistema operativo muito intuitivo, fiável...
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.