Alerta Windows 10: novo update deixa o sistema mais rápido!

Acaba de sair uma atualização designada por Windows 10 KB5000842 que ainda faz parte do ciclo de updates de Março de 2021 para quem está na versão 20H2 e 2004. Pode ser instalada agora mesmo através dos updates do Windows ou também pode descarregar manualmente através do link que indicamos neste artigo. Vale a pena porque aparentemente este update deixa o Windows 10 mais rápido.

Alerta Windows 10: novo update deixa o sistema mais rápido!

O Windows 10 KB5000842 é um update opcional e vai levar o seu sistema para a versão 19042.906. Não existem novas funções neste update, mas tem algo muito melhor. É que chega com melhorias na velocidade para o Explorador de Ficheiros e para o próprio Windows. É que tudo isto se refletia na barra de tarefas, centro de ação e muitos outros elementos.

Windows 10 update rápido

Se por algum motivo não o encontrar não se preocupe. Pode instalar o update a partir daqui.

Mas há mais problemas resolvidos. Para além do que referi, a Microsoft também resolveu um problema em que alguns monitores mostravam as cores mais escuras. Isto só acontecia no modo HDR.

Outro bug corrigido está relacionado com problemas na sincronização quando reproduzimos um vídeo em múltiplos monitores.

Mas há ainda outra coisa importante que foi resolvida. É que até aqui havia um problema em que o sistema deixava de responder ao teclado e rato quando apagávamos pastas ou ficheiros sincronizados com o onedrive.

Se depois de instalar este update continuar com problemas de lentidão, então a causa pode ser diferente.

O Microsoft Edge recebeu recentemente uma novidade que garante um arranque mais rápido. Mesmo depois do sistema operativo ser reiniciado. Na prática isto é possível porque alguns processos ficam a correr em segundo plano e desde que o computador é ligado. Assim é como se o browser estivesse sempre num estado de stand by. No Microsoft Edge 89 esta função chamada startup boost está ativada de forma automática e melhora a velocidade entre 29 a 41%. No entanto isto não é para todos e em alguns casos pode-se dizer que o Microsoft Edge está a empancar e a deixar mais lento o Windows 10. Para além de criar problemas no próprio desempenho do sistema operativo, o browser está a deixar de encerrar. Carrega no botão para fechar e ele volta a ser lançado.

Windows 10 lento? O problema pode estar no Microsoft Edge!

Entretanto alguns utilizadores falam de muitas instâncias do browser a correrem em segundo plano. Escusado será dizer que isto tem um grande impacto na memória e no processador. Aliás uma pessoa queixa-se que atrasou em muito os jogos. Parece que tudo só voltou ao normal depois de se desativar esta funcionalidade.

Windows 10 update rápido

Entretanto há pessoas a falarem de outro problema frustrante. Fecham o Edge e ele volta a abrir. Curiosamente isto está a acontecer mais nos portáteis.

Os fóruns da Microsoft já contam neste momento com vários relatos semelhantes.

Felizmente a Microsoft já está a par destas informações e já está a trabalhar num update que vai desativar temporariamente o startup boost. Assim claro que com o tempo haverão outras soluções. Mas, para já, desativar será realmente o melhor.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Atenção Windows 11: há um novo problema que afeta a velocidade!

O Windows 11 teve direito a um novo update muito recentemente (Build 22000.282) que resolve vários bugs. Um deles afetava o desempenho do novo...

Afinal a série que vai derrotar Squid Game (Round 6) é outra!

A Netflix tem destas coisas. Quando achamos que uma série está a ganhar força e vai ultrapassar todas as outras eis que algo acontece...

Windows 11: PC sem suporte? Por enquanto, ainda não acontece

Como deve saber, uma das grandes diferenças no Windows 11, está nos requisitos mínimos de suporte à sua instalação, que deixam muitas máquinas teoricamente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!