Windows 10 Sun Valley: mais uma razão para usar o Edge!

Se utiliza o Gestor de Tarefas com muito frequência já deve ter dado conta de uma lista de processos relacionada com os browsers. À semelhança do Google Chrome e de outros browsers modernos, o Microsoft Edge integra uma arquitetura multi-processo, o que resulta num grande número de processos. Isto é feito para garantir a segurança dos utilizadores e melhorar o funcionamento do browser. Por exemplo, se uma extensão deixar de funcionar, os separadores e outras funcionalidades vão continuar a correr sem problemas. Ou seja, isola-se apenas o que está mal. Mas agora tudo vai ficar ainda melhor no Windows 10 Sun Valley, especialmente se usar o Edge.

Windows 10 Sun Valley: mais uma razão para usar o Edge!

Para além de melhorar o desempenho, o browser também fica muito mais seguro. É que os atacantes, no caso de conseguirem entrar, não vão conseguir apoderar-se na totalidade do dispositivo. Seja como for, apesar de tudo estar bem feito, não é possível percebermos ao certo o que está a consumir os recursos.

Para que tudo funcione melhor, o novo Windows vai dar uma ajuda. Assim, no Windows 10 Sun Valley, vamos conseguir perceber o que se passa com os recursos do browser. Especialmente quando temos problemas de desempenho.

Infelizmente isto é exclusivo do Microsoft Edge e não se sabe se vai chegar aos outros browsers baseados no motor Chromium.

A imagem abaixo mostra uma vista detalhada dos processos em execução. Como é possível vermos tudo está muito mais percetível. Até conseguimos ver os sites e separadores abertos.

Sun Valley Edge

Alguns processos até surgem subdivididos para que tudo seja mais transparente.

Esta função deve chegar aquando do lançamento do novo Windows 10 “Sun Valley” e de facto, vamos conseguir perceber muito melhor os comportamentos do nosso browser.

Mas mais importante que isso é que o Gestor de Tarefas terá um novo modo eco que vai permitir reduzir a utilização de recursos com um único clique.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

iPhone 13 Pro Max vs Galaxy S22 Ultra: quem resiste mais?

O lançamento de novos smartphones significa novos testes. Enquanto alguns são mais calmos e limitam-se ao normal, outros são mais perigosos. Pelo menos para...

Especial – O que é uma TV Box? É uma porta aberta para o IPTV!

É muito provável que já tenha ouvido falar de aparelhos denominados de TV Box, Box Android, ou Smart Box, por essas Internets fora. Pois...

Windows 10: atenção desative agora mesmo estas opções!

É verdade que o Windows 11 está quase a chegar. No entanto ainda há muitas pessoas que estão a utilizar o Windows 10 e...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!