Windows 10 vai mesmo remover o Microsoft Edge versão avô!

Como sabe, o Windows 10 ainda vem com três browsers pré-instalados. Assim, temos dois Microsoft Edge e o terceiro é o Internet Explorer. É opcional e pode ser ativado a qualquer momento. Ora enquanto o IE não vai ser removido do Windows 10, o Microsoft Edge sim. Assim em vez de dois teremos apenas um o que faz todo o sentido.

Windows 10 vai mesmo remover o Microsoft Edge versão avô!

O antigo Microsoft Edge continua a habitar os PCs que têm a versão 20H2 do Windows 10 ou outra mais antiga. No entanto, ela fica escondida quando passamos para o Edge baseado no motor Chromium. Ainda assim, continua sempre ativo em segundo plano.

Em Janeiro a Microsoft tinha confirmado os planos para remover o antigo Edge por completo e passar a integrar apenas a versão Chromium. Ora na Windows 10 Build 19043.899 (21H1), que está atualmente disponível para download no canal beta, a versão antiga do Microsoft Edge foi completamente removida.

Windows 10 Microsoft Edge

Assim quando este Windows chegar às suas mãos, o que deve acontecer muito em breve, o novo Edge será instalado automaticamente e não há forma de aceder a qualquer versão antiga.

Entretanto e já que falei no título em versão avô, eis que há uma grande novidade a caminho do Edge e que diz especial respeito aos netos.

Assim é um modo especial de crianças para o Microsoft Edge que pode ser o melhor amigo dos mais novos na altura de navegar. Pelo menos para estarem mais seguros e consumirem conteúdos sem perigos.

Microsoft Edge vai ficar muito mais amigo das crianças!

Quem é pai, gostava certamente de partilhar o smartphone ou o computador com os filhos de modo a que eles pudessem navegar para Internet com segurança, sem ser necessário os controlos parentais. Assim para contribuir para isto a Microsoft criou no Edge o modo Crianças.

Entretanto o novo modo destina-se especialmente às crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 8 anos e os 9 e os 12 como refere o site BleepingComputer.

Windows 10 Microsoft Edge

Na prática disponibiliza uma experiência de navegação mais limitada, incluindo o Bing SafeSearch, conteúdos para crianças e de resto as navegações estão restritas a sites familiares.

Tudo funciona de uma forma bastante simples e não tem de instalar qualquer software adicional. Em vez disso, só tem de dar um clique no botão de perfil e escolher navegar em modo de crianças. O tal kids-mode.

Nessa altura, o browser entra em modo de ecrã completo e mostra um fundo mais familiar. Assim surgem também links para sites de crianças populares.

Entretranto para se sair do modo para crianças é necessário que o pai introduza uma palavra-passe. Ou seja, os mais novos não podem sair deste modo sem autorização.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também