Windows 10: recuperar ficheiros vai ser muito mais fácil!

Por vezes e quando menos esperamos a mão escapa e lá apagamos um ficheiro por acidente. Felizmente, a Microsoft está atenta a isto. No início de 2020, lançou uma ferramenta de recuperação de ficheiros que permite revertermos uma destas ações e recuperar ficheiros que tínhamos apagado para sempre, inclusive da Reciclagem. Tem a vantagem de ser totalmente grátis. No entanto, há uma desvantagem. É apenas baseada na linha de comando. No entanto tudo vai mudar. Assim a Microsoft vai tornar a ferramenta de recuperar ficheiros do Windows 10 mais simples e sobretudo mais eficaz.

Windows 10: recuperar ficheiros vai ser muito mais fácil!

A nova versão já está disponível no Windows 10 que chegou aos beta testers. Está mais rápida e suporta dois novos modos. Regular e Extensivo.

Através do novo modo regular, pode analisar os discos à procura de ficheiros apagados e recuperá-los. Assim, a Microsoft avisa que este modo é a opção standard para os utilizadores. Dito isto, deve ser utilizado para recuperar ficheiros que foram apagados recentemente por nós.

Windows 10 recuperar ficheiros

O modo regular é mais simples que os outros e qualquer pessoa com conhecidos básicos da linha de comando deverá conseguir recuperar ficheiros. Mas atenção. É que embora este método seja mais simples, pode não funcionar caso o espaço livre no seu disco tenha sido reescrito, em especial, caso o seu PC tenha uma SSD.

Entretanto se estiver a apagar ficheiros que foram apagados há muito tempo, a Microsoft recomenda que use o novo modo extensivo. Até funciona mesmo com o disco corrompido como refere o site Windows Latest.

A Microsoft diz que recebeu um bom feedback por parte dos utilizadores desde o lançamento inicial da primeira versão em 2020. Como tal, vai disponibilizar estas melhorias nesta ferramenta nos próximos meses.

O primeiro grande update para esta ferramenta de recuperação do Windows 10 é lançado no início deste ano. Entretanto vai ser compatível com a versão 2004 e superior.

Veja aqui como descarregar a versão completa do Windows 10.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Surface Duo: o smartphone que não faz falta no mercado

A Microsoft anunciou o primeiro smartphone dobrável em Outubro de 2019. No entanto ele só chegou às lojas quase um ano depois. Não se...

YouTube: finalmente já é possível descarregar vídeos no PC!

No Android e no iOS, o YouTube Premium permite armazenar conteúdos para serem visualizados offline. Entretanto a possibilidade de descarregar vídeos do YouTube está...

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!