Windows 10: como resolver todos os problemas com os updates!

Os updates do Windows 10 acabam por causar problemas, aqui e ali. Claro que isto não é uma regra geral. No entanto, a maioria das pessoas acaba afetada quando menos espera. Ou são erros de ecrã azul, ou são falhas nos jogos, ou então periféricos que deixam de funcionar. É por esse motivo que resolvi preparar este guia de sobrevivência do Windows 10 quando os updates correm mal. Nele vou explicar como podem facilmente fazer voltar atrás, depois do mal estar feito.

Windows 10: como resolver todos os problemas com os updates!

Existem duas formas de o fazer. Ou através das definições ou através da linha comando. Vamos então começar pelas definições que é talvez a forma mais simples por ser essencialmente gráfica.

Remover pelas definições

Assim abra o menu Iniciar. Depois carregue na roda dentada para aceder às definições. Aí clique em Atualizações e Segurança.

Windows 10 remover update

Depois na nova janela clique na opção ver histórico de atualizações.

Windows 10 remover update

A seguir escolha desinstalar aplicações.

Windows 10 remover update

Agora utilize a caixa de pesquisa para encontrar a atualização que quer remover e que está a dar problemas. Imaginemos que está a ter problemas com a última atualização, a KB5001330. Então é por esta que teria de procurar.

Selecione a atualização que quer remover. Depois clique em OK para prosseguir.

Se por algum motivo tem dificuldade em localizar o último update mas sabe que foi esse que lhe começou a dar problemas pode descobrir com muita facilidade. Basta dar um clique em Instalado em. Assim elas são ordenadas por data.

Windows 10 remover update

Remover pela linha de comando

Também é possível remover o último update pela linha de comando. Só tem de saber o ID da atualização que quer remover. Para exemplificarmos vamos tomar como exemplo o update KB5001330.

Abra a pesquisa do Windows e escreva cmd. Depois no resultado que surgir escolha Executar como Administrador.

Agora introduza o seguinte comando: uninstall: wusa /uninstall /kb:[id]. O id deve ser substituído pelo identificador da atualização.

Assim, se quer remover o último update que usámos como exemplo deveria colocar uninstall: wusa /uninstall /kb:5001330.

Entretanto se quer reiniciar o computador logo após a remoção do update estar concluída só tem de escrever wusa /uninstall /kb:[id] /quiet. Clique em Y quando lhe for pedido. Se ao contrário quer que lhe perguntem então escreva wusa /uninstall /kb:[id] /quiet /promptrestart.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Deve carregar o seu veículo elétrico todas as noites?

Esta é uma pergunta que quem tem um veículo elétrico ou vai comprar faz com muita frequência. Afinal de contas este pode ser um...

O seu carro elétrico vai perder bateria acima desta temperatura!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Água oxigenada: o grande truque para a máquina de lavar

Com o passar do tempo as máquinas de lavar roupa podem acumular uma série de problemas. O calcário é um deles. No entanto, há...

Esta é a melhor forma de limpar a máquina de lavar roupa!

As máquinas de lavar roupa deixam as nossas peças de vestuário limpas, a cheirar bem e frescas. No entanto é fácil esquecermo-nos como é...

Trocar de smartphone: Qual é a melhor altura?

Como deve imaginar, a Leak.pt testa dezenas de smartphones todos os anos, repartidos pelas diferentes gamas de preço deste mercado, como tal, temos uma...

Smartphones dobráveis: Apple não quer e os outros não vendem!

Como estamos fartos de dizer, o smartphone dobrável já não é, de todo, uma grande novidade para ninguém atento ao mundo mobile. Afinal, a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados