Windows 10: prepare-se para personalizar ainda mais o sistema!

O novo Windows 10 deve chegar em Outubro ou Novembro. É sem dúvida o mais aguardado até porque vai trazer muitas mudanças ao nível da interface e até no interior. Ora para que tudo corra bem e não hajam surpresas é preciso testar e testar muito. Assim a Microsoft já tem vindo a experimentar algumas coisas. De facto, bastantes até já estão disponíveis nas versões preview. Vamos então descobrir as novidades que podem ser utilizadas para personalizar ainda mais o Windows 10.

Windows 10: prepare-se para personalizar ainda mais o sistema!

Windows 10 personalizar

Logo à partida a última versão preview do novo Windows inclui suporte para o Windows Spotlight. Na prática é uma funcionalidade que permite mostrar wallpapers do Bing no seu ambiente de trabalho. Quando essa função está selecionada na página de personalização o seu desktop passa a mostrar belas imagens de forma semelhante ao que o Bing faz na página principal. O mesmo no ecrã de bloqueio.

Mas estas imagens não são escolhidas ao caso. De facto, parece que há alguma aprendizagem de máquina envolvida para mostrar imagens baseadas nas nossas preferências.

Como se pode ver na imagem abaixo, tudo pode ser configurado nas definições, personalização, fundo. Para ativar os wallpapers é só escolher Spotlight Collection.

Windows 10 personalizar

Entretanto se gostar de alguma imagem em particular que surja no ambiente de trabalho pode dar um clique num widget que vai revelar mais pormenores.

Windows 10 personalizar

Entretanto a Microsoft está a adicionar também uma nova definição de personalizações referentes ao teclado Touch. Como já deve ter adivinhado ajuda a mudar a aparência do teclado.

Por exemplo, vai poder mudar a cor das teclas ou das extremidades, a opacidade do fundo, o tamanho e muito mais. Faz lembrar o que conseguimos fazer com os teclados no Android.

Windows 10 personalizar

Entretanto uma das grandes novidades diz respeito aos casos de utilização. Na prática é uma nova função para obter recomendações relacionadas com o que costuma fazer no seu PC. Exemplo, algumas dicas para tirar mais partido do PC para jogar ou trabalhar.

Windows 10 personalizar

Para já há seis categorias principais. Jogar, Estudar, Criatividade, Entretenimento, Negócios e Família.

Para além de tudo isto a Microsoft está a trabalhar em novidades que dizem respeito ao explorador de ficheiros e até já há imagens. 

Logo à partida o novo Fluent Design do novo Windows chega às pastas do Windows e também às aplicações. Como é possível vermos nas imagens abaixo, a Microsoft esta a testar ícones redesenhados para documentos, downloads, vídeos, música, reciclagem e outras pastas no Explorador de Ficheiros.

Windows 10 personalizar

A ideia é tornar tudo muito mais atrativo e sobretudo com bastante mais cor. Neste momento os ícones são mais lisos.

Entretanto, o ícone principal do Explorador de Ficheiros não se alterou devido ao update de Maio de 2020. Mas ainda pode vir a mudar.

Windows 10 personalizar

No campo das apps há ainda outra novidade. O Notepad do Windows é uma aplicação em separado atualizada através da loja da Microsoft.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também