Inicio Windows Windows 10: novembro pode trazer problemas nos periféricos!

Windows 10: novembro pode trazer problemas nos periféricos!

O update de novembro de 2020 do Windows 10 está a caminho. Dito isto, a Microsoft está a fazer alterações significativas à forma como este sistema operativo deteta os drivers. Quer seja de forma automática ou manual. O resultado disto é que alguns periféricos no Windows 10 podem deixar de funcionar.

Windows 10: novembro pode trazer problemas nos periféricos!

Em Fevereiro, como refere o site Windows Latest, a Microsoft adicionou uma novidade. Na prática permite aos programadores disponibilizarem os drivers de duas formas formas. São elas a automática e manual. Assim o fabricante especifica o tipo de update para os dispositivos. Depois o Windows Update executa o que foi atribuído.

Por exemplo, a Intel especifica que os drivers devem ser atualizados de forma automática. Aí a Microsoft inclui-os normalmente no Windows Update. Dito isto, eles serão descarregados de forma automática quando for feita a verificação.

Windows 10 periféricos

Por outro lado, quando um driver está definido como manual, os controladores continuam a estar no Windows Update. No entanto, surgem na secção dos opcionais. Ou seja, nada de instalações automáticas.

Entretanto os drivers manuais ou opcionais são instalados de forma automática. Isto quando se trata de um dispositivo plug-n-play. A ideia é assegurar que tudo funciona bem. Ou pelo menos, que funciona.

Ou seja, de um modo ou de outro, fica sempre tudo a funcionar.

Ora a partir de Novembro isto já não vai acontecer. Aliás só vai acontecer se o fabricante tiver definido os updates de forma automática.

Ou seja, se a instalação é manual não há automatismos. É aí que entram os updates opcionais do Windows. Procura pelo driver e instale. Em certas alturas e com alguns tipos de periféricos isto pode representar um grande problema.

Assim será sempre boa ideia ter uns drivers à mão. Pelo menos quando for instalar um periférico que acabou de encontrar e que necessita especificamente de drivers para poder funcionar.

O que acha desta novidade? Conte-nos tudo nos comentários!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Bomba! Se comprou um Galaxy S20 FE temos excelentes notícias!

A Samsung está realmente a dar tudo! É que para além de lançar excelentes equipamentos, tanto ao nível dos topos de gama, como dos...

Surpresa! Já pode colocar uma câmara no seu Apple Watch!

O mundo está cheio de acessórios para os mais diversos fins. Uns são mais comuns. Outros são bastante interessantes. É neste grupo que coloco...

Sony SRS-LSR200 – Um altifalante prático que ajuda na audição da sua TV

Ao longo dos anos, a Sony já nos habituou à qualidade dos seus equipamentos. Afinal de contas, um equipamento áudio desta fabricante traz consigo...

Finalmente! Windows 10: problema no upgrade foi resolvido!

A Microsoft já está a disponibilizar uma atualização opcional que resolve um problema relacionado com os upgrades. O Windows 10 sempre ofereceu vários métodos...

Samsung: é o fim para alguns smartwatches em 2021! Veja a lista

Para muitos os smartwatches são companheiros inseparáveis. De facto são muito úteis e normalmente ficam com os utilizadores durante bastante tempo. Mudamos mais vezes...