Windows 10: faça isto para ter a velocidade máxima no seu PC!

Por vezes o nosso PC fica mais lento e isso reflete-se imediatamente nos jogos e noutras atividades que fazemos online. Nessa altura pensamos logo em upgrade. No entanto, os tempos não estão para isso. Assim com algumas modificações no Windows pode aumentar substancialmente a velocidade. Em termos de FPS nos jogos pode eventualmente duplicá-los o que é sem dúvida uma excelente notícia. Assim vamos olhar para todas as coisas que pode fazer para aumentar a velocidade do Windows 10. Desde as coisas mais simples até às mais complexas, mas que farão a diferença. Assim, vamos então explicar-lhe como ter o PC mais rápido com Windows 10!

Windows 10: faça isto para ter a velocidade máxima no seu PC!

Verifique as aplicações que são executadas no arranque

Muitas apps estão configuradas para arrancar quando liga o PC. O problema é que muitas delas podem deixar o PC mais lento. Assim é sempre boa ideia verificar se não há nada que possa estar a comprometer a velocidade.

Descobrir é simples. Em primeiro lugar recorra à combinação de teclas Crtl+Shift+Esc.

Windows 10 PC rápido

Nessa altura vai abrir o Gestor de Tarefas. Depois vá ao separador Arranque. Aí verá uma série de aplicações.

Windows 10 PC rápido

Se vir que há alguma app que não faz falta quando verificar esse separador pode desativar com facilidade. Basta dar um clique por cima da app e depois carregar em desativar. No meu caso, por exemplo, e como não preciso a toda a hora deles, desativei o Spotify, a Cortana e o Skype.

Entretanto a coluna impacto de arranque apareceu-me sem medição em todo o lado. No entanto se aparecesse médio ou algo superior seria isso que devíamos desativar.

Desativar aplicações desnecessárias em segundo plano pode deixar o PC com Windows 10 mais rápido

O Windows 10 tem muitas aplicações nativas a correrem em segundo plano. Muitas delas não são necessárias. Assim será boa ideia desativá-las. Para esse efeito vá ao menu Iniciar e escolha opção definições.

Windows 10 PC rápido

Agora carregue em privacidade.

Windows 10 PC rápido

Agora na nova janela e do lado esquerdo deslize até encontrar a opção aplicações em segundo plano. Aí pode desativar o que achar que está a mais. No entanto cuidado para não desativar coisas demais. Por exemplo, o Alarmes e Relógio é importante para algumas funções. Ainda assim, pode desativar, por exemplo, o XBOX Game Bar se não precisa, o visualizador 3D ou a Cortana. Pode experimentar. Atenção que se algo não estiver depois a funcionar bem, basta voltar aqui e ativar a execução em segundo plano.

Windows 10 PC rápido

Desativar os efeitos visuais do Windows 10

Todas as animações do Windows são realmente interessantes. No entanto consomem muitos recursos. Assim alguns utilizadores que preferem desempenho a grafismos bonitos tendem a desativar esta opção. Num PC recente é algo que eventualmente não terá de fazer. Agora se está num portátil com alguns recursos mais limitados talvez não seja má ideia desativar.

para isso utilize a combinação de teclas Windows + R como pode ver na imagem abaixo.

Windows 10 PC rápido

Depois na janela de executar que aparecer escreva sysdm.cpl para abrir as propriedades do sistema. Depois carregue em Ok.

Windows 10 PC rápido

Entretanto vá ao separador avançadas e clique em Definições.

Windows 10 PC rápido

Agora na nova janela escolha Ajustar para o melhor desempenho. Depois clique em aplicar.

Windows 10 PC rápido

Utilizar o Windows ReadyBoost – Apenas se tem um HDD e especificações muito limitadas

Se o seu PC tem um HDD e uma baixa capacidade de memória então este sistema pode garantir muito desempenho. A explicação é simples, quando a RAM acaba, o PC vai buscar memória virtual ao disco e se o disco for lento, o PC fica lento. Ora o ReadyBoost aproveita memória mais rápida, neste caso disponibilizada pela PenDrive, para garantir mais velocidade.

O Windows 10 deteta automaticamente se o seu PC vai ganhar mais velocidade ou não com isto. Em caso positivo ativa esta função.

Insira uma pen drive numa porta USB 3.0 (preferencialmente) do seu computador. Depois clique no ícone da pendrive com o botão direito do rato e escolha propriedades. A seguir vá ao separador ReadyBoost e ative essa função.

Desative a indexação da pesquisa pode dar uma ajuda para ter um PC com o Windows 10 mais rápido

O Windows 10 está sempre a indexar ficheiros e pastas no seu PC para tornar a procura mais rápida. No entanto, para alguns sistemas isto pode ser muito pesado. Assim se não utiliza a pesquisa muitas vezes pode desativar esta indexação.

Utilize a combinação de teclas Win+R.

Windows 10 PC rápido

Agora na janela de executar escreva services.msc para abrir os serviços do Windows.

Windows 10 PC rápido

Agora na nova janela encontre o serviço Windows Search e clique por cima dele com o botão direito do rato. Depois escolha a opção propriedades.

Windows 10 PC rápido

Agora no tipo de arranque escolha Desativado. Depois abaixo de Estado do Serviço clique em Parar.

Windows 10 PC rápido

Atualização dos controladores

A atualização dos controladores pode fazer maravilhas pelo desempenho do computador, sobretudo ao nível da placa gráfica. Dito isto, não se fique pelo que é instalado pelo Windows Update, neste campo. É que assim nunca vai ter acesso aos últimos controladores. Dito isto, é boa ideia fazer o download dos drivers em nvidia.com ou amd.com, dependendo do fabricante da sua gráfica. Depois o Radeon Adrenalin para AMD ou o GeForce Experience para NVIDIA vão garantir que tem sempre tudo atualizado.

Dica Extra: Melhore a velocidade de rede

Em primeiro lugar comece por ir à linha de comando. Nada mais simples do que na caixa de pesquisa escrever linha de comandos. Depois do lado direito carregue em Abrir.

Windows 10 PC rápido

Agora quando a linha de comando estiver aberta escreva o comando ipconfig /flushdns conforme mostramos abaixo.

Windows 10 PC rápido

Se tudo correu bem verá uma mensagem igual à que mostramos abaixo.

Windows 10 PC rápido

Inicialmente pode notar que navegar para sites familiares vai demorar um pouco mais. Isto porque todas essas informações vão voltar a ser recolhidas. No entanto, depois a velocidade deve melhorar.

Já que falamos em dicas aqui fica outra que permite esconder os ficheiros no Windows.

Quando partilhamos o PC com alguém é importante termos certos cuidados. Assim não é por não confiarmos nas pessoas com quem dividimos o computador. É para proteger certos documentos que especialmente numa altura de teletrabalho podem ser apagados por acidente ou danificados. Assim vamos explicar-lhe como pode esconder pastas e ficheiros no Windows 10 e ver também o que está escondido.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também