A Microsoft está a trabalhar numa novidade muito útil que vai chegar em breve ao Windows 10. Trata-se de uma nova ferramenta disponível através da linha de comando e que se chama DiskUsage. Na prática ajuda a descobrir o que está a ocupar espaço no Windows 10.
Windows 10 prepara-se para receber uma novidade muito útil!
A ferramenta DiskUsage do Windows 10 já está disponível nas versões Preview. Dito isto, mostra o tamanho das pastas nos discos e pode ajudar-nos a descobrir o que realmente se passa com os ficheiros do PC. Através do comando DiskUsage, as pastas que ocuparem muito espaço numa drive ou partição serão logo identificadas.
Entretanto é possível aplicar filtros para determinados tipos de ficheiros e a análise pode ser restringida a pastas específicas. Também é possível ignorar-se determinados ficheiros da análise.
Por exemplo, pode utilizar o comando “diskusage /minFileSize=1073741824 /h c:\windows” para identificar rapidamente as pastas que têm uma dimensão superior a 1073741824 bytes dentro da pasta Windows.
Para além disso é possível organizar a lista de ficheiros por tamanho. Para isso só tem de recorrer ao comando “diskusage /u=5 /h c:\windows”.
No entanto esta não é a única novidade a caminho do Windows 10. É que a Microsoft também está a experimentar um novo sistema de verificação da saúde das SSD.
Consiga agora mesmo o Windows 10 grátis! Veja como fazer!
Em primeiro lugar terá de estar a usar o Windows 7 ou o Windows 8.1 ativado no seu dispositivo ou numa máquina virtual.
Logo a seguir dirija-se à pagina de download do Windows 10 e descarregue a ferramenta. Está disponível aqui.
Abra a Media Creation Tool e escolha “Atualizar este PC agora”. Lembre-se que tem de dar um clique no botão de aceitar para concordar com os termos e condições.
Agora escolha a opção de upgrade onde pode manter os ficheiros e a informação. Isto porque se fizer uma instalação de raiz através da Media Creation Tool não vai ter direito ao Windows 10 grátis!
Assim quando a instalação estiver concluída ligue o seu dispositivo ou máquina virtual à Internet e vá à ativação.
Clique no botão Ativar. Assim o PC é ativado com uma licença digital. Isto logo a seguir a ter estabelecido uma ligação aos servidores da Microsoft.
Entretanto e se por um algum motivo não conseguiu obter a licença, pode também introduzir manualmente a chave do Windows 7 ou do 8.1 e fazer a ativação de forma manual.