Mais rico, mais funcional: o novo ecrã de bloqueio já tem controlos multimédia.

Se é como nós, já passou aquela fase em que espera por actualizações do Windows 10 Mobile para corrigir bugs, e entrou no fervilhar de expectativa para saber o que a mais recente build trará. A mais recente build a chegar aos membros do programa insider já está aí e com a Build 14322 chegam algumas novidades muito interessantes.

Vamos começar pela nossa assistente virtual favorita, a Cortana, à qual podemos acrescentar imagens nas lembranças. Apenas para tornar tudo mais interessante, ou para nos dar um auxílio visual quanto ao que precisamos mesmo fazer. Isto não é tudo. Se bem se lembram, a Cortana foi das peças centrais na mais recente actualização para o Windows 10, numa óptica de interligação entre apps e plataformas, e o mesmo acontece agora com o Windows 10 Mobile.

Especificamente, a interligação entre a Cortana e o Edge ficou mais forte. Quando estamos a ver algo na Internet que queremos guardar para mais tarde, podemos acrescentá-lo à lista de leitura do Edge, mas com esta actualização podemos ao mesmo tempo enviar o artigo para a Cortana, com um alerta para não nos esquecermos da leitura. Este é um pormenor importante para um certo autor que gosta de se actualizar durante o almoço, e acaba por deixar grande parte da leitura para depois do trabalho…

Ecrã de bloqueio com câmara e controlos multimédia

Mais rico, mais funcional: o novo ecrã de bloqueio já tem controlos multimédia.
Mais rico, mais funcional: o novo ecrã de bloqueio já tem controlos multimédia.

Mas antes de chegarmos ao Edge devemos passar primeiro pelo ecrã de bloqueio e confessamos que, aí, tudo estava algo brando. Com o lançamento da Build 14322, finalmente a Microsoft permite a inclusão de controlos multimédia no ecrã de bloqueio, de modo que podemos controlar a partir daí a nossa música sem grandes distracções. Não é que não o pudéssemos fazer anteriormente, mas apenas através de uma camada bastante inestética sobre o ecrã de bloqueio e que rapidamente se escondia no topo do ecrã. Agora os controlos são transparentes ao estilo Android, e infinitamente mais úteis, embora os ávidos audiófilos continuem à espera de algo que permita um controlo vastamente superior ao simples avançar, recuar ou pausar uma música e ajustar o volume.

Por outro lado, o nosso fiel Lumia 830 tem um botão dedicado para a câmara, mas nos telemóveis que não o tiverem, durante o ecrã de bloqueio a tecla para recuar passará a ser substituída por um ícone de câmara fotográfica, para activar a partir daí a câmara. Excelente para nos permitir capturar uma imagem rápida de algo importante, para enviarmos imediatamente para a Cortana para esta nos lembrar que há algo que vimos e queremos realmente contar à nossa cara-metade.

Microsoft Edge melhora controlo de separadores

Esta é uma melhoria substancial, tendo em conta como tudo parece repleto de links hoje em dia. Com a Build 14322, o Mirosoft Edge passa a fechar automaticamente o separador que abrimos ao clicar num link, quando pressionamos o botão para recuar. Chega de separadores supérfluos. Se por acaso abrirmos o link a partir de uma app, recuar leva-nos de volta para a app, e fecha o Edge.

O funcionamento do Edge fica igualmente mais facilitado graças às melhorias introduzidas no copy/paste, cuja opção aparece em pop-up mal seleccionamos texto

Mudanças sérias no interface e notificações muito melhoradas

Uma grande massa de actualizações incide no centro de acção e nas configurações.

Não tem interesse nestas acções rápidas? Pode removê-las, adicioná-las ou mudá-las de posição com arrastar do dedo.
Não tem interesse nestas acções rápidas? Pode removê-las, adicioná-las ou mudá-las de posição com arrastar do dedo.

Nas configurações, todas as páginas passam a ter ícones, o que é interessante porque podemos fixar essas páginas individuais no ecrã principal. O objectivo da Microsoft foi claro: auxiliar a nossa navegação num dos aspectos mais estranhos do Windows Mobile, o algo labiríntico directório das definições.

Por isso, quando procuramos uma definição na caixa de busca, passaremos a ter um menu drop down que nos vai oferecendo sugestões. Configurar o Glance Screen ficou igualmente mais fácil, visto que as suas definições saíram dos Extras e passaram para a página da personalização. Aqui encontraremos igualmente a nova página dedicada às especificações da barra de navegação, um duplo toque na qual passará a permitir desligar o ecrã, como acontece em alguns smartphones Android (o Asus ZenFone 2 vem-nos à cabeça).

A bateria passa também a concentrar-se num único ponto e ganha funcionalidades importantes, como gestão individual de apps, graças a uma página de utilização detalhada, e a possibilidade de alterarmos a percentagem de bateria a partir da qual se activa o modo de poupança.

Falando agora das notificações, eis finalmente a opção que já existia nos PCs de gerirmos as notificações em maior profundidade. A partir do menu definições>sistema>notificações & acções é possível dar prioridade às notificações de aplicações específicas em três graus de prioridade, e optar quantas notificações queremos activas por aplicações. Actualmente são 3 por defeito, mas podem ser mais ou menos, sendo que, pressionar sobre as notificações expande o menu e permite ver as notificações omitidas.

As acções rápidas levam também uma grande revolução com a Build 14322. Exactamente no mesmo menu notificações & acções, passamos a encontrar uma réplica das acções rápidas, à qual podemos acrescentar ou remover acções, e trocá-las de lugar com um simples arrastar. Tudo isto torna as acções rápidas muito mais adequadas às necessidades de cada utilizador e infinitamente mais úteis. O caminho parece que será igualmente trilhado pela Google que, na mais recente antevisão do Android N, oferece a possibilidade de lançarmos a calculadora a partir das definições rápidas, mas a opção agora oferecida pela Microsoft com esta Build 14322 para Windows 10 Mobile é francamente mais completa.

Gostaríamos, no entanto de ver acções rápidas mais programáveis, por exemplo, para criarmos ao primeiro toque um documento no Word.

E muito, muito mais…

Há de facto mais. Com a Build 14322, os emojis receberam uma grande renovação, e os dispositivos Continuum passam a ter suporte ethernet por USB, mas algo que está prestes a vir é que nos desperta mais atenção: a opção “messaging anywhere” deverá chegar muito em breve, segundo a própria Microsoft, e permitirá receber mensagens directamente no PC e reenviá-las a partir daí.

Aguardaremos.

E os nossos leitores, o que pensam destas novas funcionalidades?

 

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.