Windows 10: computador lento depois do update? Faça isto!

No início deste mês, tanto a Microsoft como a Intel lançaram novos updates para o Windows 10. Dito isto, apesar da atualização para o sistema operativo da Microsoft ter trazido muitas correções, parece que criou muitos problemas de desempenho. De facto, muitos utilizadores começaram a notar muita carga no CPU enquanto faziam tarefas básicas. Outro problema que notaram foi uma queda de FPS nos jogos. Vamos então olhar para esta questão do Windows 10 lento depois do update.

Windows 10 lento update

Windows 10: computador lento depois do update? Faça isto!

O pico na utilização do CPU foi reportado por vários utilizadores depois da disponibilização de dois updates. A atualização de Dezembro do Windows 10 e o update aos drivers da Intel.

Em alguns casos o problema diz respeito ao Windows 10 KB4592438. Assim, remover esta atualização resolve o problema. Ao mesmo tempo existe também outra falha que é causada pelos drivers da Intel. Entretanto as queixas no Reddit falam de um processo chamado “DSAService” como refere o Windows Latest.

Windows 10 lento update

O DSAService está incluído na ferramenta de atualização da Intel para o Windows 10 e aparentemente está sempre a correr em segundo plano. É isto que causa uma utilização de CPU tão alta para algumas pessoas.

De facto, os picos são muito altos na ordem dos 50 a 100%. O mesmo se passa com as perdas de frames que são significativas.

A solução para este problema é simples. Ou remove o update da Intel ou então a atualização do Windows 10. Depois lembre-se de colocar os updates em pausa. Entretanto antes de remover o update lembre-se de fazer um backup. Para além disso, tenha cuidado com as questões de segurança que esta remoção pode abrir.

É possível que a Intel e a Microsoft já estejam a par deste problema e estejam a trabalhar numa solução que será aplicada automaticamente via Windows Update.

O que achamos

Eventualmente esta questão pode resultar de uma incompatibilidade dos novos drivers da Intel com o último update do Windows 10. Faria algum sentido. Seja como for, felizmente, a solução é simples. Remover um ou os dois. Entretanto quando sair a correção já pode instalar tudo sem problemas.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft vai mesmo apostar no Surface Duo 2! Vale a pena?

Quando a Microsoft anunciou originalmente o seu Surface Duo, o mundo dos smartphones tremeu! Afinal de contas, a gigante Norte-Americana, que no passado até...

(Análise) Corsair M65 RGB Elite: Diferente do resto!

Já perdi a conta ao número de ratos gaming que me passaram pelas mãos, que na verdade, são todos farinha do mesmo caso... É...

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!