Windows 10: veja quando chega a revolução na interface!

Talvez lhe tenha passado despercebido. No entanto o Windows 10 está a ser cada vez mais falado. E isto não acontece por acaso. É que a Microsoft tem muitas novidades na manga e para além disso está a apostar mais do que nunca no mercado de consumo. A propósito disto a Microsoft tem vindo a testar o WinUI 3 há já algum tempo e os novos elementos até já foram encontrados nas versões preview. Se está curioso acerca da altura em que todas as novidades vão chegar ao Windows 10 ao nível da interface e não só, eis que um novo roadmap publicado no Github revela mais informações.

Windows 10: veja quando a interface vai ser transformada!

De acordo com a Microsoft, o foco para as versões iniciais do novo WinUI é apenas o Windows para os PCs. A Xbox, entre outros dispositivos (incluindo o Windows 10X), é algo à parte e que só terão direito a novidades mais tarde.

Windows 10 interface

Entretanto e apesar da revolução que está para chegar há alguns elementos que até já estão a ser lançados para versões mais antigas da interface. No entanto, é a partir de Março de 2021 que as grandes novidades vão começar a chegar e a Microsoft vai ativar o suporte para o WinUI 3 no Windows 10 versão 1809 ou superior. Tudo para que os programadores possam desenvolver aplicações que garantam a mesma experiência. Ou seja, podemos esperar novidades a partir de março.

Cantos redondos é uma das palavras de ordem da nova interface. E tudo conta. É que até nas caixas de diálogo tudo está mais redondo. O mesmo se passa com os menus. No entanto estas últimas novidades só no final do ano.

Mas há mais novidades a chegarem às apps do Windows 10. As mesmas vão suportar a utilização de gifs animados e novos controlos multimédia.

Windows 10 interface

A Microsoft diz que o winUI é uma forma de unificar o design e consistência. Além dos cantos arredondados, o WinUI 3 para o Windows 10 permite a transição da experiência plana, chata e monocromática para uma interface redonda, colorida e brilhante. Para além disso quer dar um aspeto mais flutuante ao menu iniciar e a outros pormenores.

Resumindo, as primeiras transformações na interface do Windows 10 ocorrem em Março. No entanto, é so na segunda metade do ano que temos tudo implementado.

Tem erros no Windows 10? Veja como os corrigir.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub