Windows 10: veja quando chega a revolução na interface!

Talvez lhe tenha passado despercebido. No entanto o Windows 10 está a ser cada vez mais falado. E isto não acontece por acaso. É que a Microsoft tem muitas novidades na manga e para além disso está a apostar mais do que nunca no mercado de consumo. A propósito disto a Microsoft tem vindo a testar o WinUI 3 há já algum tempo e os novos elementos até já foram encontrados nas versões preview. Se está curioso acerca da altura em que todas as novidades vão chegar ao Windows 10 ao nível da interface e não só, eis que um novo roadmap publicado no Github revela mais informações.

Windows 10: veja quando a interface vai ser transformada!

De acordo com a Microsoft, o foco para as versões iniciais do novo WinUI é apenas o Windows para os PCs. A Xbox, entre outros dispositivos (incluindo o Windows 10X), é algo à parte e que só terão direito a novidades mais tarde.

Windows 10 interface

Entretanto e apesar da revolução que está para chegar há alguns elementos que até já estão a ser lançados para versões mais antigas da interface. No entanto, é a partir de Março de 2021 que as grandes novidades vão começar a chegar e a Microsoft vai ativar o suporte para o WinUI 3 no Windows 10 versão 1809 ou superior. Tudo para que os programadores possam desenvolver aplicações que garantam a mesma experiência. Ou seja, podemos esperar novidades a partir de março.

Cantos redondos é uma das palavras de ordem da nova interface. E tudo conta. É que até nas caixas de diálogo tudo está mais redondo. O mesmo se passa com os menus. No entanto estas últimas novidades só no final do ano.

Mas há mais novidades a chegarem às apps do Windows 10. As mesmas vão suportar a utilização de gifs animados e novos controlos multimédia.

A Microsoft diz que o winUI é uma forma de unificar o design e consistência. Além dos cantos arredondados, o WinUI 3 para o Windows 10 permite a transição da experiência plana, chata e monocromática para uma interface redonda, colorida e brilhante. Para além disso quer dar um aspeto mais flutuante ao menu iniciar e a outros pormenores.

Resumindo, as primeiras transformações na interface do Windows 10 ocorrem em Março. No entanto, é so na segunda metade do ano que temos tudo implementado.

Tem erros no Windows 10? Veja como os corrigir.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!