Windows 10: como deve remover uma pendrive USB?

Ocasionalmente temos sempre leitores a questionar-nos acerca desta questão. É seguro remover uma pendrive do computador com Windows 10? Isto sem estarmos a dar um clique na opção de a remover de forma segura, especialmente quando estamos com pressa? Agora que as coisas mudaram vamos explicar-lhe esta questão.

Windows 10: entenda como deve remover uma pendrive USB

Em primeiro lugar, a partir da versão 1903 do Windows 10, a Microsoft fez uma alteração que desativa automaticamente a cache de escrita nas drives USB. Assim o botão de ejetar deixou de fazer sentido.

Windows 10 Pendrive

Depois a Microsoft introduziu uma nova política para o Windows 10 que dá instruções ao sistema operativo para permitir a remoção de dispositivos sem complicações.

Antigamente era diferente

Entretanto quando a cache de escrita estava ativada e interrompíamos a transferência de dados, o dispositivo USB ainda armazenava em cache alguma parte dos dados para concluir o processo mais tarde. No entanto ao darmos um clique no botão “ejetar”, o Windows dizia à unidade USB para terminar e esvaziar os dados que estão em cache.

Todos nós conhecemos uma pessoa que diz sempre para remover ou ejetarmos com segurança qualquer tipo de unidade USB. Mas precisamos sempre de fazer isto? No Windows 10 com a versão 1903 ou mais recente, não.

Por defeito, o Windows 10 permite remover o dispositivo sem usar o processo de ejeção – contanto que não a remova durante a transferência de dados. Se fizer isso, obviamente irá corromper os dados, independentemente do sistema de cache.

As políticas disponíveis no Windows 10 para remover Pendrives USB

O Windows vem com diferentes políticas que pode escolher para as unidades de armazenamento USB. Assim, por defeito, o Windows 10 agora está preparado para a remoção rápida. Isto assegura uma remoção das pendrives sem carregar em nada.

Outra opção chama-se melhor desempenho. Melhora a velocidade mas necessita também que carregue no botão remover hardware em segurança.

A remoção rápida reduz o risco de corrupção de dados, caso queira tirar de repente a pendrive. Para isto desativa a cache de escrita.

É possível definir a política para cada dispositivo

Entretanto para o fazer, abra a ferramenta de gestão de discos e clique com o botão direito na pendrive. Depois escolha propriedades. Vá ao separador Hardware e abra assim as Propriedades. Aí vá a políticas e encontra as duas opções de que falei acima.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Netflix está a desenvolver uma série sem ordem de visualização

A Netflix está cada vez mais confiante no mercado, e como tal, está também cada vez mais pronta a experimentar coisas novas! Até porque,...

Office 2021 vai ser lançado ao mesmo tempo que o Windows 11!

A Microsoft está a fazer um sucesso completamente absurdo com o seu Microsoft 365 e Office 365, dois serviços de subscrição que poderão muito...

O IKEA vai (finalmente) começar a vender mobília ASUS ROG

Há cerca de um ano, o IKEA e a ASUS juntara-se numa parceria muito interessante, que deveria dar origem a uma extensa gama de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!