Inicio Especiais Windows 10: como deve remover uma pendrive USB?

Windows 10: como deve remover uma pendrive USB?

Ocasionalmente temos sempre leitores a questionar-nos acerca desta questão. É seguro remover uma pendrive do computador com Windows 10? Isto sem estarmos a dar um clique na opção de a remover de forma segura, especialmente quando estamos com pressa? Agora que as coisas mudaram vamos explicar-lhe esta questão.

Windows 10: entenda como deve remover uma pendrive USB

Em primeiro lugar, a partir da versão 1903 do Windows 10, a Microsoft fez uma alteração que desativa automaticamente a cache de escrita nas drives USB. Assim o botão de ejetar deixou de fazer sentido.

Windows 10 Pendrive

Depois a Microsoft introduziu uma nova política para o Windows 10 que dá instruções ao sistema operativo para permitir a remoção de dispositivos sem complicações.

Antigamente era diferente

Entretanto quando a cache de escrita estava ativada e interrompíamos a transferência de dados, o dispositivo USB ainda armazenava em cache alguma parte dos dados para concluir o processo mais tarde. No entanto ao darmos um clique no botão “ejetar”, o Windows dizia à unidade USB para terminar e esvaziar os dados que estão em cache.

Todos nós conhecemos uma pessoa que diz sempre para remover ou ejetarmos com segurança qualquer tipo de unidade USB. Mas precisamos sempre de fazer isto? No Windows 10 com a versão 1903 ou mais recente, não.

Por defeito, o Windows 10 permite remover o dispositivo sem usar o processo de ejeção – contanto que não a remova durante a transferência de dados. Se fizer isso, obviamente irá corromper os dados, independentemente do sistema de cache.

Windows 10 Pendrive

As políticas disponíveis no Windows 10 para remover Pendrives USB

O Windows vem com diferentes políticas que pode escolher para as unidades de armazenamento USB. Assim, por defeito, o Windows 10 agora está preparado para a remoção rápida. Isto assegura uma remoção das pendrives sem carregar em nada.

Outra opção chama-se melhor desempenho. Melhora a velocidade mas necessita também que carregue no botão remover hardware em segurança.

A remoção rápida reduz o risco de corrupção de dados, caso queira tirar de repente a pendrive. Para isto desativa a cache de escrita.

É possível definir a política para cada dispositivo

Entretanto para o fazer, abra a ferramenta de gestão de discos e clique com o botão direito na pendrive. Depois escolha propriedades. Vá ao separador Hardware e abra assim as Propriedades. Aí vá a políticas e encontra as duas opções de que falei acima.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Depois de Iron Man também teremos um novo capitão América?

A Marvel tem mudado quase tudo quando o assunto são de facto novas caras no elenco do próximo filme dos Avengers. Afinal de contas,...

O iPhone 12 não vai ter direito a um evento ‘massivo’!?

O CEO da gigante AT&T parece ter uma opinião bastante curiosa em relação ao lançamento do iPhone 12 no próximo mês. Afinal de contas,...

É este o potencial da PlayStation 5? Miles Morales a 60FPS!

A PlayStation 5 está prestes a chegar às prateleiras em duas versões, a versão 'normal' de 499€ e a versão 'Digital Edition' de 399€....

WhatsApp recebe imagens autodestrutivas! Veja como funciona

O WhatsApp tem estado a testar uma novidade de imagens autodestrutivas nos últimos meses. As primeiras provas surgiram pela primeira vez no início deste...

Super Mario 64: já pode instalar num smartphone Android!

O Super Mario 3D All-Stars chegou e dá-nos acesso aos primeiros três jogos de plataformas da série. Dito isto, levamos para casa o Super...