Windows 10: como deve remover uma pendrive USB?

Ocasionalmente temos sempre leitores a questionar-nos acerca desta questão. É seguro remover uma pendrive do computador com Windows 10? Isto sem estarmos a dar um clique na opção de a remover de forma segura, especialmente quando estamos com pressa? Agora que as coisas mudaram vamos explicar-lhe esta questão.

Windows 10: entenda como deve remover uma pendrive USB

Em primeiro lugar, a partir da versão 1903 do Windows 10, a Microsoft fez uma alteração que desativa automaticamente a cache de escrita nas drives USB. Assim o botão de ejetar deixou de fazer sentido.

Windows 10 Pendrive

Depois a Microsoft introduziu uma nova política para o Windows 10 que dá instruções ao sistema operativo para permitir a remoção de dispositivos sem complicações.

Antigamente era diferente

Entretanto quando a cache de escrita estava ativada e interrompíamos a transferência de dados, o dispositivo USB ainda armazenava em cache alguma parte dos dados para concluir o processo mais tarde. No entanto ao darmos um clique no botão “ejetar”, o Windows dizia à unidade USB para terminar e esvaziar os dados que estão em cache.

- Advertisement -

Todos nós conhecemos uma pessoa que diz sempre para remover ou ejetarmos com segurança qualquer tipo de unidade USB. Mas precisamos sempre de fazer isto? No Windows 10 com a versão 1903 ou mais recente, não.

Por defeito, o Windows 10 permite remover o dispositivo sem usar o processo de ejeção – contanto que não a remova durante a transferência de dados. Se fizer isso, obviamente irá corromper os dados, independentemente do sistema de cache.

As políticas disponíveis no Windows 10 para remover Pendrives USB

O Windows vem com diferentes políticas que pode escolher para as unidades de armazenamento USB. Assim, por defeito, o Windows 10 agora está preparado para a remoção rápida. Isto assegura uma remoção das pendrives sem carregar em nada.

Outra opção chama-se melhor desempenho. Melhora a velocidade mas necessita também que carregue no botão remover hardware em segurança.

A remoção rápida reduz o risco de corrupção de dados, caso queira tirar de repente a pendrive. Para isto desativa a cache de escrita.

É possível definir a política para cada dispositivo

Entretanto para o fazer, abra a ferramenta de gestão de discos e clique com o botão direito na pendrive. Depois escolha propriedades. Vá ao separador Hardware e abra assim as Propriedades. Aí vá a políticas e encontra as duas opções de que falei acima.

Fonte

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.