Windows 10: elimine a lentidão no arranque do seu PC!

Depois do Windows ser iniciado, ele espera cerca de dez segundos antes de abrir os programas de arranque. Portanto, este “atraso no arranque” permite que o ambiente de trabalho e os serviços do Windows terminem de carregar, tornando tudo um pouco mais suave. No entanto, se temos programas que preferimos executar imediatamente. Podemos desativar este atraso com um simples hack no Registo do Windows 10.

Google lança app para Android que faz milagres com o Wi-Fi!

Windows 10 lento? O problema pode estar no Microsoft Edge!

Assim, o atraso de dez segundos após o Windows ser iniciado dá tempo ao sistema operativo para carregar na memória diversos recursos. E realizar quaisquer tarefas de sistema necessárias antes que os programas comecem a solicitar recursos. Portanto, O hack do Registo de que estamos a falar neste artigo reduz ou desativa este atraso no arranque. Por isso, significa que se aplica a todos os programas de arranque. Curiosamente, não há como aplicar esta técnica apenas a programas específicos.

Eliminar o atraso de arranque funciona melhor em discos ssd, uma vez que carregam as coisas muito mais rápido. Todavia, podemos tentar se Tivermos um disco rígido tradicional, pode é não existir aumento na velocidade de carregamento Dos programas de arranque

Como desativar o atraso no arranque do Windows 10

Entretanto, para desativar o atraso no arranque do Windows 10, precisamos de fazer algumas edições no Registo do Windows.

Aviso: o Editor do Registo é uma ferramenta poderosa. E o seu uso indevido pode tornar o sistema instável ou até inoperacional. Este é um hack bastante simples e, contando que as instruções sejam seguidas à risca, não terá problemas. Dito isto, se nunca trabalhou com o registo antes, considere ler sobre como usar o Editor do Registo antes de começar. E definitivamente faça um backup do Registo (e do seu PC) antes de fazer alterações.

 

Em primeiro lugar, vamos abrir o Editor do Registo clicando no Iniciar e pesquisando “regedit”. Em seguida, fazemos Enter para abrir o Editor do Registo e permitir que ele faça alterações no nosso PC.

Windows arranque
Editor do Registo

Depois que entramos no Editor do Registo, usamos a barra lateral esquerda para navegar até a seguinte chave (ou copiamos e colamos na barra de endereço do Editor do Registo) conforme a imagem abaixo: HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Serialize

Windows arranque
Serielize

Windows 10 acaba de receber uma grande novidade no arranque!

No entanto, se a chave serialize ainda não existir, neste caso precisamos de a criar. Primeiramente, vamos para a seguinte localização do Registo:

HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer

E clicamos com o botão direito na chave pai (Explorer) e fazemos Nova -> Key. Em seguida, vamos colocar o nome “Serialize”.

Windows arranque
Nova key

Netflix outra vez debaixo de fogo devido a uma cena de violação!

Entretanto, clicamos com o botão direito do rato na key Serialize e escolhemos Nova -> DWORD (32 bits). E vamos colocar o nome como “StartupDelayInMSec”.

Windows arranque
StartupDelayInMSec

Em seguida, vamos modificar esse valor. Portanto, clicamos duas vezes no registo StartupDelayInMSecvalue e garantimos de que o valor esteja definido como 0 na caixa “Value data”, conforme a imagem abaixo.

Windows arranque
Value data

OnePlus Watch é oficial e se gosta prepare já 159 Euros!

Por último, fazemos “OK” e saímos do Editor do Registo. Entretanto, para que as alterações tenham efeito, precisamos de reiniciar o computador. Assim, a partir de agora não devemos ter mais o atraso de 10s imposto pelo Windows.

Contudo, se porventura quisermos reativar o atraso, voltamos ao Editor do Registo e eliminamos o registo StartupDelayInMSec. Só para exemplificar, clicamos com o botão direito do rato e depois em “Eliminar”.

Windows arranque
Delete Reg

Teremos um notch mais pequeno no ecrã do iPhone 13?

Download do hack do registo

Windows arranque
Registry Hack

Curiosamente, se não quisermos mergulhar no Registo por conta própria, existe um hack criado pelo membros do HowToGeek, que podemos usar. Assim, basta fazer o download e extrair o seguinte ZIP:

Registry Hack

Entretanto, dentro do .zip, vamos encontrar dois ficheiro REG. Um para desativar o atraso do arranque no Windows e um para ativá-lo novamente. Portanto, depois de extraído, clicamos duas vezes no ficheiro que queremos. E aceitamos as solicitações de confirmação na qual desejamos fazer alterações no Registo.

ASUS confirmou que o stock de placas NVIDIA caiu (outra vez)

Finalmente, estes hacks são apenas a chave Serialize exportada do próprio Registo dos membros do HowToGeek. Que depois adicionamos – ou removemos – o valor StartupDelayInMSec de que falamos na seção anterior. Assim, executar o hack modifica o valor no nosso registo.

Em suma, é um facto que o atraso que o Windows provoca no arranque é um pouco irritante. No entanto, conforme descrito, existem algumas razões para que tal atraso exista. Portanto, na minha opinião, é que se temos poucos programas a entrar logo no arranque. Podemos ter ganhos significativos com este hack…

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
João Fidalgo
Desde sempre que me fascino por gadgets eletrónicos, no entanto os smartphones são a minha perdição. Estou sempre atento ao próximo grito no mundo mobile...

Leia também