Como impedir que o Windows 10 Defender envie ficheiros para a Microsoft

A maioria das aplicações antivírus envia ficheiros suspeitos para a casa mãe com o objetivo de determinar se são maliciosos. No entanto, isto pode representar um risco de privacidade para algumas pessoas. Sobretudo quando se tratam de falsos positivos e ficheiros nossos podem chegar a terceiros. Quando o Microsoft Defender analisa o PC, por defeito, utiliza a submissão automática de amostras para os servidores da Microsoft, quando um ficheiro é suspeito. Nessa altura ele é analisado e determina-se se é malicioso ou não. Nesse processo são carregados diversos ficheiros que podem ser executáveis e scripts, mas também documentos. Para ficarmos mais descansados o site Bleeping Computer revelou como é possível impedir que o Windows 10 Defender envie os seus ficheiros para a Microsoft.

Como impedir que o Windows 10 Defender envie ficheiros para a Microsoft

Riscos de privacidade?

Na minha opinião o envio de ficheiros suspeitos para análise é algo benéfico. No entanto, alguns softwares de segurança afirmam que isto pode representar um risco de privacidade. Assim também o pode desativar e ficar mais seguro.

Os ficheiros de um utilizador são sempre privados e a maioria não se sente confortável se alguém os for analisar. Quer seja através de um mecanismo automático ou de forma manual.

Como desativar o upload automático de ficheiros

Como referi não acho que este envio tenha algo de errado. Ainda assim pode ir agarrado algo que não queremos e como tal se fica mais descansado pode desativar.

Clique no menu Iniciar e pesquise por Segurança do Windows. Depois do lado esquerdo clique em Proteção contra vírus e ameaças. A seguir clique em Gerir definições.

Windows 10 Defender

A seguir nas definições, procure a opção submissão automática de amostras. Aí clique no botão para desligar.

Após desativar esta opção, irá surgir uma nova janela relacionada com o controlo de contas onde deverá da um clique no botão Sim.

Entretanto a submissão automática de amostras será desativada. Quando a quiser ativar basta fazer os mesmos passos mas no fim te de ativar a opção de submissão.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Conta da Luz: esta é a energia que gasta a PS5!

A classificação de potência oficial de uma consola PlayStation...

Air Fryer: vale a pena comprar uma fritadeira sem óleo?

As fritadeiras de ar quente que também são conhecidas...

Dezembro + Netflix = Novos projetos brutais! Vai adorar!

Depois de já termos mencionado alguns dos projetos que...