Windows 10: há mais uma novidade na app de configurações!

O Painel de Controlo faz parte do Windows desde a versão 1.0. No entanto, nos últimos tempos tem vindo a ser substituído pela app de configurações no Windows 10. Ainda assim, os mais habituados a estas andanças não gostam muito. O que é certo é que a Microsoft quer que os utilizadores passem a usar esta app de configurações. Sobretudo a partir da atualização do Windows 10 de outubro de 2020. Agora e para a tornar ainda mais interessante há uma abordagem de modernização.

Windows 10: há mais uma novidade na app de configurações

Como se pode observar nas versões preview mais recentes do Windows 10, a Microsoft está agora a trazer mais páginas para esta app. Até aqui eram encontradas no Painel de Controlo. Passam agora para a aplicação de Configurações moderna.

Windows 10 configurações

Por exemplo, numa das últimas versões preview já lançadas em janeiro de 2021, tem uma secção para gerir os espaços de armazenamento. Na prática, isto é uma funcionalidade que permite ligar vários dispositivos ao computador e tratá-los como um único dispositivo.

Dito isto, a Microsoft tornou tudo mais moderno. Entretanto pode dar um clique nos espaços de armazenamento para gerir tudo a partir da app de definições.

Entretanto num podcast, a Microsoft explicou tudo. Assim as páginas de configuração são criadas tendo em mente a “acessibilidade” e a “experiência moderna”. Essas páginas também oferecem uma melhor integração com funções nativas do Windows. São exemplo disso as Configurações de armazenamento e Sensor de armazenamento.

Mas ninguém vai remover o painel de controlo.

Windows 10 configurações

Não é o adeus ao painel de controlo. Mas pode ser a algumas páginas.

Ou isso ou desativadas a uma dada altura. Tudo para unificar a experiência de configurações em todo o sistema operativo.

Quanto isto acontecer, algumas páginas no painel de controlo vão redirecionar os utilizadores para a aplicação configurações do Windows 10. A Microsoft vai bloquear aplicações de terceiros que funcionem como alternativa para aceder a páginas ocultas no painel de controlo.

Para além dos espaços de armazenamento, a Microsoft também está a modernizar a ferramenta de gestão de disco e partições.

O que prefere? O Painel de Controlo ou a nova app de configurações? Conte-nos tudo nos comentários!

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também