Inicio Windows Windows 10: há duas novas atualizações de emergência!

Windows 10: há duas novas atualizações de emergência!

A Microsoft lançou recentemente duas atualizações de emergência que corrigem determinadas falhas de segurança nos sistemas operativos Windows 10 e Windows Server. Esta atualização chega apenas duas semanas antes do ciclo regular de atualizações à terça-feira.

Windows 10: há duas novas atualizações de emergência!

De acordo com a Microsoft, as falhas não foram reveladas publicamente, portanto as hipóteses de exploração eram baixas, mas, independentemente disso, esta empresa apressou-se a corrigir as vulnerabilidades que afetavam ambas as plataformas, em vez de esperar pelo ciclo de atualização de 14 de julho. As falhas de segurança em questão foram rotuladas como CVE-2020-1425 e CVE-2020-1457, que permitem aos exploradores executar código arbitrário e assumir o controlo do computador afetado.

Windows 10 atualizações emergência

Aparentemente, estas falhas existem devido à forma como a Windows Codecs Library lida com objetos na memória. Por outras palavras, um invasor pode invadir um sistema usando um ficheiro de imagem criado para esse efeito e que teria de ser iniciado no computador de destino. Entretanto a Microsoft também revelou a lista das versões dos sistemas operativos afetados por este problema.

Assim, temos o Windows 10 versão 1709, Windows 10 versão 1803, Windows 10 versão 1809, Windows 10 versão 1903, Windows 10 versão 1909, Windows 10 versão 2004, Windows Server 2019, Windows Server versão 1803, Windows Server versão 1903, Windows Server versão 1909, Windows Server versão 2004.

Estas falhas de segurança foram relatadas pela primeira vez pelo investigador de segurança da Trend Micro Zero Day Initiative, Abdul-Aziz Hariri.

Com estes updates, o Windows Media Codec será atualizado e os problemas ficarão resolvidos. Esperemos é que também não cause outros como aconteceu com a última atualização.

É que depois da mais recente atualização ao browser Edge (KB4559309), começaram a chover queixas nas redes sociais e fóruns da Microsoft. Tudo devido a impactos sérios na performance e tempos de boot de PCs baseados no Windows 10.

Caso não saiba, a Microsoft apostou numa versão completamente nova do seu Edge. Assim tendo como base o motor Chromium. Entretanto, se reconhece este nome de algum lado, não está enganado, é o mesmo motor que dá vida ao Chrome da Google. Afinal de contas, o Edge até suporta todas as extensões e add-ons do Google Chrome.

Pode ler mais sobre isto aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

WhatsApp para Android tem mais duas grandes novidades!

O WhatsApp é alvo de muitos artigos na Leak e isso não é de estranhar. É que esta aplicação está sempre a receber novidades....

Googlefier: instale as apps da Google nos smartphones da Huawei!

Não é surpresa que os dispositivos da Huawei e Honor lançados no ano passado não incluem os Google Mobile Services. É exemplo disso, o...

Apple iPhone 12 Pro: unboxing e primeiras impressões

A gama iPhone 12 representa, por um lado, um regresso às origens e mais concretamente ao aspeto geral do iPhone 4. Por outro, é...

Huawei Mate 40 Pro: concorrentes arrasados no DxOMark!

Hoje, a Huawei anunciou a nova gama Mate 40, que inclui o Mate 40 mais “acessível”, juntamente com os irmão mais poderosos, ou seja,...

Atenção! Humankind já tem data de lançamento para o PC!

Se por acaso joga diariamente no PC, mas a sua biblioteca de jogos está algo vazia, temos a dizer-lhe que o novo jogo da...