Windows 10: ATENÇÃO Update de Maio de 2021 começou a falhar!

Quando ninguém esperava (ou esperávamos todos?) o pesadelo recomeçou. O update Windows 10 KB5003173 também conhecido como atualização de Maio de 2021 começou a falhar com o erro 0x800f0922. Apesar de normalmente não haver grandes problemas quando fazemos o update através das atualizações automáticas neste caso foi diferente e as pessoas não estão a conseguir passar do patch de Abril para o de Maio.

Windows 10: ATENÇÃO Update de Maio de 2021 começou a falhar!

O Windows 10 KB5003173 faz parte do Patch Tuesday de Maio de 2021 e foi lançado a 11 de Maio. Este é a atualização cumulativa de segurança para a mais recente versão do Windows. A versão 20H2 lançada em Outubro de 2020 e versão 2004 lançada em Maio.

Windows update maio 2021

Ora quando os utilizadores tentam fazer o update mandatório surge uma misteriosa mensagem de erro 0x800f0922 e o Windows inicia o rollback automático.

Considerando o que é dito no Reddit, parece que o erro 0x800f0922 no Windows 10 está a afetar dispositivos onde o Microsoft Edge (Chromium) foi removido manualmente para restaurar a versão legacy do Microsoft Edge.

Quando instala a versão KB5003173, também tenta instalar o Chromium Edge. No entanto, falha e dá um erro ao detetar que a pasta vazia do Edge está presente. Como resultado, o Windows inicia o rollback automático e surge uma mensagem de erro na app de definições.

Como resolver o problema do erro 0x800f0922 no Windows 10

Em primeiro lugar abra a drive de sistema. Depois navegue para a pasta Program Files (x86). Abra a pasta Microsoft. Localize a apague a pasta Edge. Reinicie o sistema.

Windows update maio 2021

Se ainda assim não conseguir aplicar o update cumulativo, então vá ao site da Microsoft e descarregue o Chromium Edge. Reinstale manualmente o browser.

Deste modo, o update cumulativo vai detetar o browser no seu sistema e a instalação vai continuar. ISto é algo já confirmado pelos utilizadores afetados.

A falha na instalação do update do Windows 10 chega com uma mensagem de erro e o código pode variar.

O que faz esta versão

  • Ativa a barra de notícias e interesses
  • Resolve problemas de segurança
  • Resolvida uma situação com a alta taxa de utilização do processador
  • Resolve um problema com o NTFS
  • Entretanto resolve também situações com o Explorador de Ficheiros.

No conjunto destas novidades um dos principais destaques é a ativação do novo sistema de notícias e interesses.

Esta sistema é um novo widget para a barra de tarefas que permite aceder ao tempo, notícias, informação financeira e outros tópicos. De acordo com a Microsoft dá acesso a conteúdos de elevada qualidade.

Entretanto este feed utiliza o Bing e a rede MSN para ir buscar notícias aos melhores meios.

Se não quer ainda instalar este update de forma automática, basta aceder às definições das atualizações automáticas, depois ir às definições avançadas e colocá-las em pausa. Assim pelo menos por uma semana ou mês.

Windows update maio 2021

Entretanto todos estão à espera do novo Windows também conhecido como Sun Valley que chega na segunda metade do ano. Enquanto isso não acontece e não temos acesso a todas as funções resta-nos contentar com estes updates.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também