Windows 10 começou a assustar os utilizadores! Cuidado!

Lembra-se dos irritantes pop-up azuis da Microsoft que ocupavam todo o ecrã de quem estava a utilizar o Windows 10? Pois bem eles estão de volta e mais disseminados do que nunca. É que até aqui a distribuição estava bastante limitada. Têm como objetivo promover serviços como o Office 365 e não param de aumentar logo a partir do momento em que as pessoas instalam a atualização de Março do Windows 10 (KB5023696). Mas mais do que promover o Windows 10 começou a assustar os utilizadores e no fim do artigo explicamos o porquê.

Windows 10 começou a assustar os utilizadores! Cuidado!

Esta informação chega do site WindowsLatest que depois de instalar o update que referi acima, deu conta de vários avisos que apelam a que as pessoas acabem de configurar o PC. Tudo para dizer às pessoas que podem tirar mais partido do Windows ao subscreverem um serviço Microsoft 365. De facto, em alguns casos até oferecem um mês de teste gratuito. O que é curioso é que isto aparece em também em dispositivos que já utilizam subscrições do Microsoft 365.

Fonte: WindowsLatest

O pop-up assemelha-se à primeira experiência de arranque do Windows 10, e a Microsoft tem vindo a usá-lo para destacar vários serviços oferecidos no sistema operativo. São exemplo disso o Windows Hello, Phone Link, Microsoft 365 e OneDrive. Anteriormente, a empresa também anunciava a assistente pessoal Cortana, mas esses anúncios foram retirados uma vez que a Microsoft praticamente desistiu da sua assistente digital.

Seja como for estes pop-ups de ecrã inteiro não são nada de novo.

Assim existem desde 2018. Esta ‘característica’ chegou pela primeira vez ao Windows 10 com a actualização de Maio de 2018 da Microsoft. Isto como uma experiência única de configuração pós-actualização. Inicialmente, a ideia era mostrar este ecrã na primeira inicialização de um novo dispositivo ou após a instalação limpa do Windows 10.

Contudo, estes planos mudaram e a Microsoft começou a usar estas ‘notificações’ ou recomendações para ajudar os utilizadores a descobrir mais funcionalidades do Windows 10. Enquanto pode saltar o aviso premindo o botão “Saltar por agora”, ele volta a aparecer dentro de alguns dias.

Assim a melhor maneira de lidar com estes avisos é rever todos os slides e rejeitar a recomendação da Microsoft na última página.

Entretanto em alguns casos, pode ser capaz de contornar totalmente a recomendação através das definições do Windows 10. Para isso tem de ir a ações e notificações e tirar o visto da opção de sugerir formas de terminar de configurar o dispositivo.

O que é certo é que estes alertas estão a aumentar.

Mas qual a razão para o susto?

Entretanto um utilizador descreveu a experiência como aterradora. Tudo porque estes ecrãs se assemelham preocupantemente à primeira experiência de arranque, levando muitos a acreditar que o dispositivo foi reiniciado.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Afinal quais os sintomas de que o seu carro está mesmo a avariar?

A maioria das avarias são precedidas de sinais de aviso. É isso mesmo a que tem de dar atenção nesta altura de férias. É...

Burlões adoram o WhatsApp e Telegram para esquemas por isto!

Já deve ter reparado que os burlões adoram utilizar o WhatsApp e o Telegram para as suas artimanhas. Isto porque é mais fácil conduzir...

Calor: sabe que temperatura atinge o interior do seu automóvel?

As temperaturas vão aquecer transformando os interiores dos automóveis em verdadeiros fornos. Mesmo que o ar condicionado do seu veículo esteja em boas condições...

Atenção: o calor vai apertar e não pode deixar isto no seu carro!

Nos próximos dias o calor vai apertar e por isso mesmo tem de atenção às coisas que normalmente costuma deixar no carro. Estando um...

Bateria do carro morreu: é possível recarregar ou deve trocar?

As baterias dos automóveis necessitam de ser substituídas de poucos em poucos anos após o desgaste normal. No entanto, as baterias novas perdem por...

Cuidado se receber uma chamada das Clínicas CUF a contratar!

O desemprego aumentou face ao final do ano passado e como tal não é de estranhar que todas as oportunidades sejam bem-vindas. No entanto,...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados