Windows 10: faça agora mesmo estas alterações nas definições!

O Windows 11 está em grande e várias pessoas já deram o salto. No entanto ainda há muitas que continuam no Windows 10. É que afinal de contas o novo sistema operativo da Microsoft é bastante mais exigente em termos de requisitos. Assim quem tem o Windows 10 tem de continuar a garantir que o sistema está afinado e sobretudo não nos vai causar problemas. Dito isto, há alterações que deve fazer agora mesmo nas definições do Windows 10 para ganhar mais velocidade, estabilidade e segurança!

Windows 10: faça agora mesmo estas alterações nas definições!

Otimização de entrega

Uma das funções adicionada ao Windows 10 foi a otimização de entrega. Na prática deixa-nos descarregar atualizações através de outros computadores que estão a correr o mesmo sistema operativo. A questão é que o nosso próprio computador também passa a ser utilizado para isto.

- Publicidade -

Esta novidade está sempre ativada por defeito mas pode ser desligada. Para isso basta irmos a definições, atualizações e segurança e do lado esquerdo escolhermos a opção otimização da entrega. Depois abaixo de Permitir a transferência a partir de outros PCs basta desativarmos a opção. Ou seja passar o botão de ligado para desligado.

Notificações que incomodam: desative agora o que não necessita no Windows 10

O centro de ação do Windows 10 é onde surgem todas as notificações relacionadas com aplicações, reminders e os programas que foram instalados recentemente. Quando não são muitas menos mal mas quando são torna-se complicado.

Ora é possível controlarmos tudo o que se passa ao nível das notificações para não haver problemas.

Assim temos de ir a definições, sistema e do lado esquerdo temos de dar um clique em Notificações e ações. Depois do lado direito podemos desativar algumas notificações que não fazem tanta falta. Por exemplo, Mostrar a experiência de boas vindas ao Windows ou receber truques, dicas e sugestões sobre como utilizar o Windows.

Publicidade dirigida que pode revelar informações sobre si

A Microsoft, por vezes, utiliza o menu Iniciar para anunciar algumas aplicações. É por esse motivo que algumas vezes lá vemos algumas que nunca descarregámos. Seja como for é fácil remover.

Assim temos de ir a definições, personalização, início e depois é só desativarmos a opção Apresentar sugestões ocasionais em início.

Por uma questão de privacidade talvez não seja má ideia desativar a publicidade dirigida a si no Windows 10. Ou seja, aquela mostrada porque sabe o que procura e está associada à sua conta. Para isso tem de ir a definições, privacidade, geral e do lado direito desativar a primeira opção, ou seja, permite que as aplicações utilizem o ID de publicidade…

Desativar aplicações em segundo plano

O Windows 10 tem muitas aplicações nativas a correrem em segundo plano. Muitas delas não são necessárias. Assim será boa ideia desativá-las. Para esse efeito vá ao menu Iniciar e escolha opção definições.

Windows 10 PC rápido

Agora carregue em privacidade.

Agora na nova janela e do lado esquerdo deslize até encontrar a opção aplicações em segundo plano. Aí pode desativar o que achar que está a mais. No entanto cuidado para não desativar coisas demais. Por exemplo, o Alarmes e Relógio é importante para algumas funções. Ainda assim, pode desativar, por exemplo, o XBOX Game Bar se não precisa, o visualizador 3D ou a Cortana. Pode experimentar. Atenção que se algo não estiver depois a funcionar bem, basta voltar aqui e ativar a execução em segundo plano.

Windows 10 desative

Desativar a sincronização automática de pesquisa

Isto vem ativado por defeito mas muitas pessoas não querem que este tipo de informações se sincronizem entre todos os dispositivos. Tudo a pensar na privacidade e no perigo de um equipamento cair nas mãos erradas. Se também não gosta desta função não se preocupe porque é fácil desativar.

Basta ir a definições, contas e depois desativar o que pretende que não seja sincronizado na opção sincronizar as suas definições.

Windows 10 desative

E pronto com estas dicas fica com o PC mais rápido, mas também mais seguro.

Como referi acima com estas alterações no Windows 10 vai ganhar mais velocidade, estabilidade e segurança!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.