Windows 10 21H2: estas são as grandes novidades a chegar!

Caminhamos a passos largos para um dos grandes updates da Microsoft. O Sun Valley, também conhecido por muitos como “o novo Windows” ou Windows 10 21H2 terá muitas novidades interessantes a nível gráfico como já referimos na Leak. No entanto, há muito mais do que simplesmente uma nova cosmética. Vamos olhar então para as funcionalidades que teremos na nova versão, deixando a parte gráfica um pouco de parte.

Windows 10 21H2: estas são as grandes novidades a chegar!

Um novo sistema de notícias

A abordagem é exatamente a mesma da Google para o Discover. Inicialmente tem as notícias baseadas nos seus interesses. O melhor de tudo é que pode personalizar o funcionamento através do Edge. Se tentar utilizar outro browser para o efeito não vai funcionar. Ora a Microsoft aqui consegue duas coisas. Popularizar o serviço de notícias e ainda forçar a utilização do Edge.

Entretanto e para além das notícias, o feed também disponibiliza vários widgets para mostrar informações de meteorologia e financeiras.

Windows 10 21H2

Os interesses estão divididos em várias categorias. Assim pode escolher entre Notícias, Entretenimento, Desporto, Dinheiro, Lifestyle e outras.

Windows 10 21H2

Se selecionar um tópico e der um clique no botão seguir, verá mais histórias acerca desse assunto. Caso não goste de alguma é so dar um clique com o botão direito do rato por cima da mesma para a esconder.

Existe também uma página especial que foi desenvolvida para afinar o seu feed ao adicionar outros publishers da rede de notícias da Microsoft.

Windows 10 21H2

Pode alterar as fontes que segue a qualquer momento.

Maior controlo das webcams

Ora no Windows 10 versão 21H2 pode desativar o sistema de brilho adaptivo que é um método muito popular de poupar energia. Na prática reduz o brilho de acordo com o conteúdo que está a ser visualizado. É isto que garante mais autonomia.

Windows 10 21H2

No entanto, em alguns casos, esta implementação pode ser demasiado agressiva e pode afetar a reprodução de cores. Para acabar com eventuais problemas, o próximo update vai permitir desativar esta função a partir da app de definições. As capturas de ecrã revelam que isto pode ser alterado recorrendo a definições, sistema, ecrã.

Passamos agora para as definições de câmara. Se as utiliza no Windows 10 sabe que não existe uma forma muito simples de as configurar. Especialmente quando é mais do que uma. Ora na versão 21H2 pode gerir a câmara de forma mais eficaz, encontrar uma lista de dispositivos disponíveis e ajustar o brilho e o contraste através das definições.

Windows 10 21H2

Pode selecionar a câmara e carregar no botão de configurar para aceder a funcionalidades adicionais, como as opções de mudar o brilho por defeito e o contraste para todas as apps. Para além disso pode ajustar o brilho e reduzir as sombras à volta da sua face antes de se juntar à próxima vídeo chamada.

Para além disso se tem uma configuração de câmara avançada, pode mudar a rotação e melhorar a qualidade das vídeos chamadas ao ativar o HDR.

Windows 10 21H2

Ninguém se esqueceu também da privacidade.

Assim, o Windows 10 vai alertá-lo quando a câmara for acedida por aplicações de terceiros como o Chrome, Teams ou outras. Para além disso quando a câmara está em utilização surge um ícone de alerta junto ao nome da app que está a aceder.

Alterações no menu secundário no Windows 10 21H2

A Microsoft está a alterar a forma como esse sistema funciona. Assim quando carregar em itens como o Notepad ou o Microsoft Word com o botão direito verá uma nova opção que permite abrir a localização dos ficheiros como mostra o Windows Latest. Para além disso a Microsoft também está a planear remover opções que neste momento estão disponíveis quando se dá um clique com o botão direito na barra de tarefas.

Windows 10 21H2

Estas opções serão movidas para as definições de modo a criar menos ruído nas opções principais.

Isto é sem dúvida uma excelente opção para quem procura uma melhor experiência de utilização. Mas pode vir a ser um problema para quem não ativar o Windows. É que caso o sistema operativo não esteja ativado não vai conseguir aceder à página de configuração da barra de tarefas ou qualquer outra opção.

Windows 10 21H2

Claro que isto não será um problema para quem não pretende personalizar esta barra.

Maior presença humana

Há alguns anos a Microsoft adicionou APIs para uma funcionalidade chamada “Presença Humana” e que é utilizada por empresas como a Lenovo ou a Dell nos seus portáteis topo-de-gama. Como o próprio nome indica, permite que o sistema operativo e o hardware percebam se o utilizador está por perto ou não de modo a melhorar a segurança ao mesmo tempo que mantém a facilidade de utilização. Vamos então olhar para as novidades referentes ao Windows 10 Sun Valley e à presença humana.

Com o Windows 10 Sun Valley a Microsoft está a adicionar controlos nativos para esta presença humana. Neste momento só é possível gerir esta funcionalidade através da app que chega com o fabricante do computador. Mas isto vai mudar com o Sun Valley. Assim temos políticas de grupo e definições para gerir esta presença humana.

Como podemos ver na imagem abaixo, teremos três definições para este efeito no Windows 10. Forçar bloqueio instantâneo, forçar acordar instantâneo e bloqueio ao fim de algum tempo.

Windows 10 21H2

Quando a primeira opção está ativada o Windows 10 bloqueia automaticamente o Windows quando está afastado do ecrã. Assim, se tem sensores de câmara suportados, o Windows 10 deteta se está sentado ou em frente do computador e repara também quando se afasta.

Depois o PC é bloqueado quando passa algum tempo desde que se afastou. É possível definir o tempo que leva isto a acontecer, ou seja, 10 segundos, 30 segundos ou 2 minutos. Também pode fazê-lo em função da distância a que está do PC. 1.2 metros, 2.5 metros ou 0.6 metros.

Windows 10 21H2

A segunda funcionalidade permite uma autenticação sem toques quando se senta à frente do portátil.  

É verdade que isto não é uma tecnologia nova. Mas só estava disponível para alguns. Agora com o Sun Valley estará mais disponível para todos.

Uma nova opção no menu Power

Está disponível uma nova opção abaixo do menu de Power no Iniciar que permite reiniciar as apps quando voltar à sua conta, depois de ter reiniciado com computador. Quando está ativada ativa a opção que está escondida dentro de definições, contas, opções de início de sessão. Na prática é um acesso mais rápido a essa opção.

Windows 10 21H2

Para já é isto que vamos encontrar na nova versão Windows 10 21H2. Iremos atualizar sempre que existirem novidades.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também